Saúde

O que as suas fezes revelam sobre a sua saúde

Todos nós precisamos esvaziar nossos intestinos, alguns mais de uma vez por dia. A verdade é que ir ao banheiro é mais que necessário.

Por mais que a gente negue, vamos encarar a realidade: a maioria das pessoas olha para seu próprio cocô e, mesmo que soe asqueroso, é algo importante para a nossa saúde. E, falando nisso, vamos dar uma olhada nas  curiosidades que as fezes dizem sobre nossa saúde.

Existem as fezes que afundam e as fezes que boiam. Se suas fezes afundam, significa que você não está consumindo fibras o suficiente.

8.Fezes que afundam

Outra causa pode estar associada com a baixa ingestão de água durante o dia. Se seu cocô não boia, agora você já sabe o que precisa mudar na sua alimentação.

7. Fezes que boiam e resistem a ir embora descarga abaixo

Quando as fezes estão amarelas é sinal que a comida passou muito rápido pelo estômago e pelos intestinos. Essa coloração aparece nas fezes de pessoas que sofrem de algum tipo de refluxo.

Outros fatores que podem fazer suas fezes ficarem amarelas são problemas de vesícula ou de fígado, já que a bílis é a responsável por deixar as fezes marrons. Se há menos bílis, o marrom se converte em amarelo.

6. Pedaços de comida nas fezes

Isso significa que nosso corpo não fez a digestão adequadamente, pois ele não tem as enzimas necessárias.
Se isso já aconteceu com você ou está acontecendo com maior frequência, consulte um médico.

5. Fezes muito pálidas

Se suas fezes adquiriram um tom demasiadamente pálido e muito distante do tom normal, isso pode significar uma diminuição na quantidade de bílis existente no corpo, já que, como falamos no item 7, a bílis é a responsável pela coloração marrom caraterística das fezes.

Também pode estar relacionado ao consumo de antiácidos e outros medicamentos. Se, além de pálida, suas fezes flutuam e têm mau cheiro, a causa pode estar na presença de gorduras não digeridas.

4. Fezes vermelhas

Se depois de ir ao banheiro você notar que suas fezes estão vermelhas ou com sangue, não há motivo para pânico. Certos antibióticos como a Amoxicilina podem fazer com que suas fezes fiquem avermelhadas.

O sangue pode ser proveniente de um sangramento menor em diferentes zonas do sistema digestivo e, se o vermelho é brilhante, pode ser que você tenha comido algo que contenha corantes vermelhos muito fortes.

3. A forma perfeita

Um cocô perfeito é aquele que tem forma de “S” e não se rompe em pedaços ao sair do corpo. Isso se deve ao consumo de fibras em quantidades adequadas, já que fazem o papel da “cola” que mantém as fezes juntas. Fezes muito delgadas ou que saem em vários pedaços pequenos podem ser sinal de problema.

2. Fezes com muito mau cheiro

O mau cheiro das fezes é completamente normal, mas o cheiro extremamente forte e desagradável pode ser indicativo de uma infecção estomacal ou intestinal.

Outras causas prováveis são a intolerância ao glúten (Doença celíaca), a Doença de Crohn ou colitis ulcerativas.

1. Fazemos 150 gramas de fezes por dia

A quantidade de vezes que vamos ao banheiro pode variar, uma vez ao dia ou várias vezes, dependendo da dieta de cada um. O que não muda é a quantidade de fezes: as pessoas fazem, em média, 150 gramas de fezes por dia, o que corresponde a quase 55 quilos por ano.

 

Fonte: Vix

Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close