Saúde

Saiba o que fazer para diminuir a sensibilidade dentária

Você é uma das muitas pessoas que recusam água gelada no restaurante ou esperam a xícara de café esfriar antes de tomar para que os dentes não doam? Você precisa de uma delicadeza especial ao escovar os dentes, passar fio dental ou mastigar? Talvez você tenha dentes sensíveis, uma das causas mais comuns de queixas de saúde bucal entre os pacientes. Mas existem várias estratégias que você pode usar para ter de volta o seu conforto.

A sensibilidade geralmente ocorre quando a dentina de um dente é exposta ao calor, ao frio ou à acidez. Normalmente, a dentina é protegida por esmalte ósseo acima da linha da gengiva e por cemento abaixo dela. Entretanto, se essas camadas de proteção forem danificadas ou desgastadas, o resultado poderá ser hipersensibilidade e desconforto ocasional.

A American Dental Association (ADA) recomenda que você converse sobre a sensibilidade com seu dentista. Cáries, dentes fraturados, doença periodontal, raízes expostas e clareamento podem causar o problema. Um profissional pode revisar as técnicas de higiene bucal apropriadas com você, já que a escovação excessiva ou a má higiene bucal também podem provocar ou agravar a sensibilidade dental.

O uso regular de creme dental dessensibilizante também pode ajudar a bloquear a transmissão da sensação da superfície do dente para o nervo. O creme dessensibilizante geralmente requer diversas aplicações antes que a sensibilidade seja reduzida. Caso o creme não resolva, um profissional poderá sugerir procedimentos feitos no consultório. Um flúor na forma de gel, que fortalece o esmalte dental e reduz a transmissão das sensações, pode ser aplicado nas áreas sensíveis dos dentes.

Se a sensibilidade for causada por recessão gengival, seu dentista pode usar agentes que se ligam à raiz do dente para “selar” o dente sensível. O selante geralmente é composto de um material plástico. Alguns dentes sensíveis que não respondem a outros tratamentos podem necessitar de tratamento de canal para a eliminação do problema.

 

Fonte: Msn

Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close