Feira de SantanaTecnologia

Indústria 4.0 e novos modelos de negócio são temas da Semana de Inovação em Feira

Programação gratuita oferecida pelo Sebrae segue até esta quinta-feira, 7

Como adequar a sua empresa à inovação tecnológica? Como inserir seu negócio na indústria do futuro? Estes questionamentos fizeram parte da Semana de Inovação, ação do Sebrae que acontece até a noite desta quinta-feira, 7, em Feira de Santana.

Ministrada pelo gerente executivo de Inovação e Tecnologia do Senai Cimatec, Flávio Marinho, a palestra de abertura do evento, “Oportunidades e desafios da indústria 4.0”, abordou, dentre outros pontos, o processo histórico de industrialização no Brasil, como vem ocorrendo a quarta revolução industrial denominada de indústria 4.0, o desafio de requalificar e adaptar a mão de obra e as últimas inovações tecnológicas para o setor.

Gabriela Carmo é estudante de Engenharia de Produção e foi ao evento para saber mais sobre o que está surgindo de novo na indústria. Após a palestra, comprometeu-se a participar de todos os dias da programação. “A indústria 4.0 é a renovação, é uma revolução e a gente precisa dessa inovação, senão paramos no tempo. As palestras até aqui foram muito interessantes e abrem um leque de possibilidades para gente, até mesmo sobre startups”, disse.

Segundo levantamento da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), hoje, menos de 2% das empresas estão inseridas no conceito de indústria 4.0 e a expectativa é que esse número aumente para 15% em dez anos. O processo de digitalização da operação industrial leva tempo, e as empresas devem ficar atentas para entrarem o quão antes neste novo modelo de produção.

Startups

Outro destaque do evento foi a mentoria para empresários do grupo Santana Valley. O mentor Igor Mascarenhas, co-founder da Pier Digital, apresentou aos participantes alguns modelos de negócios de empresas que utilizam da tecnologia para apresentar novas propostas aos clientes e automatizar processos.

Além de explicar como funciona o modelo de negócio replicável e escalável das startups, Igor explorou metodologias utilizadas por elas para gerar experiências diferentes para os clientes, colocando o usuário no centro do processo. Por fim, os participantes também puderam conhecer cases de empresas de sucesso como a própria Pier, que utiliza de tecnologia para proteger celulares contra roubos e furtos.

A programação da Semana de Inovação segue até a noite desta quinta, abordando temas como o marketing digital e como potencializar os negócios através das ferramentas digitais. Este ano, o evento conta com a parceria do Sistema Fieb, Santana Valley e também do Programa Feira Empreende.

Fonte: Vivian Rodrigues

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close