EleiçõesPolítica

Rui e Wagner vão coordenar campanha de Lula no Nordeste

Gleisi Hoffmann reafirmou ontem em Salvador que registrará candidatura de Lula em 15 de agosto

Por Rodrigo Daniel Silva

O governador Rui Costa e o ex-ministro Jaques Wagner vão coordenar a campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na região Nordeste, segundo a presidente nacional do PT, a senadora Gleisi Hoffmann. Ela participou, ontem, de um encontro da Executiva estadual do partido em Salvador. “Nós viemos aqui para fazer um convite ao governador Rui Costa e ao ex-governador Jaques Wagner para que organizem e estruturem a campanha do presidente Lula no Nordeste, […] pela importância que a gente dá a Bahia”, declarou a congressista. Em entrevista à imprensa, a senadora reiterou que o PT vai registrar a candidatura de Lula no dia 15 de agosto, em Brasília, apesar de o risco de ser indeferida com base na Lei da Ficha Limpa. O ex-presidente foi condenado pela Justiça em segunda instância e está preso na sede da Polícia Federal em Curitiba, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Gleisi Hoffmann afirmou que tem conversado com outras siglas para montar a chapa presidencial, com Lula na cabeça.

“Nós gostaríamos muito de ter um candidato a vice que fosse de outro partido. Estamos falando com os partidos neste sentido. Nós temos conversado com o PSB há muito tempo e o PCdoB, que são os partidos prioritários no nosso arco de aliança”, pontuou, ao ressaltar que há negociações também com o PROS e o PCO já fechou apoio ao ex-chefe do Palácio do Planalto. A presidente do PT negou que o fato de a senadora Lídice da Mata (PSB) ser excluída da chapa à reeleição de Rui Costa vai impactar em um eventual acordo entre socialistas e petistas no cenário nacional. “Acho que essa é uma situação que está superada. Na época, eu realmente me manifestei, tinha essa posição [de apoio], achava importante que ela se consolide, mas não foi possível. Nós temos um quadro aqui diferenciado. Acho que já é uma posição consolidada”, afirmou, ao salientar que há “compromisso forte” de apoio do PT à candidatura de Lídice a deputada.

Gleisi Hoffmann afirmou que a sua sigla tem conversado com o empresário Josué Alencar (PR) – filho do ex-vice-presidente José Alencar. De acordo com a petista, tiveram sondagens para saber se o republicano tem interesse em ser vice de Lula, que, segundo ela, tem um “carinho muito grande” pelo empresário. O problema é que o PR está inclinado a apoiar o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), com objetivo de ampliar as bancadas do Rio de Janeiro e de São Paulo no Congresso Nacional. A senadora do PT não descartou a possibilidade de a agremiação caminhar com o pré-candidato a presidente da República, Ciro Gomes (PDT). Frisou, no entanto, que só no segundo turno, já que a candidatura de Lula está mantida.

Jerônimo Rodrigues é exonerado de secretaria

O secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues (PT), deixou o cargo para coordenar a campanha à reeleição do governador Rui Costa (PT). O ato foi publicado no Diário Oficial de ontem. Ele, que ocupava o cargo desde dezembro de 2014, será substituído pelo chefe de gabinete da pasta, Jeandro Laytynher Ribeiro, que vai acumular os dois postos.

Jerônimo Rodrigues tem acompanhado o chefe do Palácio de Ondina na caravana pelo interior da Bahia para elaborar o Programa de Governo Participativo (PGP). Ontem, Rui Costa esteve em Paulo Afonso e Juazeiro. Hoje, vai desembarcar na cidade de Irecê, Miguel Calmon e amanhã vai a Itaberaba.

“Pelo quarto ano consecutivo, o G1 apontou que nosso governo foi o maior ‘pagador de promessas’ feitas em 2014. Os compromissos assumidos naquele ano são resultados do PGP que fizemos há quatro anos. Agora, estamos repetindo essa fórmula de sucesso para continuar transformando a Bahia. Não sou só o governador que mais cumpriu promessas. Sou também o governador que mais cumpriu propostas que nasceram do povo”, gabou-se o governador, em Paulo Afonso.

Fonte: Tribuna da Bahia

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close