BahiaSaúde

Quase 850 mil crianças devem ser vacinadas contra sarampo e pólio na Bahia

A partir da próxima segunda-feira (06/08), todas as crianças de um ano até menores de cinco devem ser vacinadas contra a poliomielite e o sarampo. A campanha de vacinação deste ano é indiscriminada, ou seja, pretende vacinar todas as crianças dessa faixa etária para manter a proteção contra essas doenças. Na Bahia, quase 850 mil crianças devem ser vacinadas. Para atender essa demanda, o estado recebeu mais de dois milhões de doses das vacinas. Para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida receberão a Vacina Injetável. Os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses dessa vacina, receberão a Vacina Oral, a famosa gotinha. Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice viral, independente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Osnei Okumoto, faz um alerta aos pais.

“A vacina é super segura e super simples de se fazer essa vacinação. Então não existe motivos para que os pais deixem de levar as crianças para vacinar. Eu acho que é muito difícil para um pai, para uma mãe, lá na frente ter um filho com problemas, ter um filho que foi à óbito, por que deixou de vacinar né? Um ato tão simples, um ato tão seguro, totalmente gratuito e que só vai trazer benefícios para criança e para família”.

A nova Campanha Nacional de Vacinação vai até o dia 31 de agosto. O dia D de mobilização nacional será sábado, dia 18, quando mais de 36 mil postos de vacinação no país estarão abertos oferecendo as vacinas. A meta é vacinar, pelo menos, 95% das mais de onze milhões de crianças, para diminuir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência do sarampo, doenças já eliminadas no Brasil.

Fonte: Janary Damacena

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close