Economia

Vendas do comércio crescem 1,3% em agosto, aponta IBGE

O comércio varejista subiu 1,3% em relação a julho, alcançando um patamar próximo ao que foi registrado em abril, um mês antes da greve dos caminhoneiros. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada recentemente pelo IBGE.

Segundo a gerente da pesquisa, Isabella Nunes, os resultados positivos devem-se principalmente ao aumento de empregos no país e ao pagamento do PIS/Pasep.

“Alguns fatores podem ajudar a entender este resultado positivo do mês de agosto que foram: uma redução da taxa de desocupação com o aumento da ocupação. Mais 1,2 milhões de pessoas ocupadas na introdução do mês de agosto e que pode ter favorecido o resultado do comércio, mas também a gente não pode esquecer do pagamento do PIS/Pasep que incidiu no mês de agosto, trazendo um alívio para o orçamento das famílias.”

De acordo com a gerente da pesquisa, os resultados para todas as atividades são positivos, menos em livros, jornais, revistas e papelaria, afinal, esse grupo vem caindo desde maio deste ano.

Mesmo com os resultados positivos, o comércio ainda está bem abaixo de seu melhor momento na série histórica da pesquisa, que foi em outubro de 2014.

Fonte: Cintia Moreira

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close