Feira de SantanaSaúde

Centro Municipal de Prevenção do Câncer vai atender neste sábado

A meta do Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez é atender mais 200 mulheres, apenas nos dias úteis, na Campanha Outubro Rosa, que será encerra no dia 30, próxima terça-feira. No sábado a instituição abre para atender aos pacientes que não conseguiram atendimento ao longo da semana, mas que agendaram o exame.

A demanda é espontânea e em todos os dias serão distribuídas 50 fichas – exceto no sábado – cujo atendimento acontecerá pela segunda vez, quando serão atendidas todas as pessoas que fizeram o agendamento. Podem fazer mamografia mulheres entre 50 e 69 anos.

Neste ano no CMPC foram diagnosticados cinco casos de câncer de mama e mesma quantidade de útero. Em 2017 foram, respectivamente, 26 e 25 e em 2016 20 e 27.

Até o dia 24, segundo a coordenadora do CMPC, Kênia de Araújo Lasse, os médicos do órgão já realizaram 1.013 preventivos, 300 transvaginais e 400 encaminhamentos para a realização de mamografias, que estão sendo feitas no CMDI, Ceparh e no Hospital Dom Pedro de Alcântara.

As mulheres, explica a coordenadora, inicialmente passam por uma triagem com enfermeiras, onde são identificadas aquelas que teem o perfil para ser submetidas ao exame de imagem, que identifica lesões mínimas ou câncer na mama antes de ser palpável. A detecção precoce da doença aumenta a possibilidade de cura.

O CMPC oferece uma gama de exames, como ultrassonografias da próstata, transvaginal, abdome total, tireoide e mama, das vias urinárias, bolsa escrotal, biopsia de pele, preventivo, entre tantos outros, mais consultas com ginecologia e mastologia.

Fonte: Secom Feira de Santana

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close