EducaçãoFeira de Santana

Palestra com pesquisadores chama atenção de estudantes e entusiastas dos “sistemas complexos”

Na sétima edição da “Palestra com Pesquisadores”, o Museu Parque do Saber recebeu o professor Dr. Silvio da Costa Ferreira para falar de “sistemas complexos”. A palestra que aconteceu na segunda-feira, 12, reuniu alunos e entusiastas da área no planetário do Museu.

Doutor em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais, o professor garante: os sistemas complexos não são de difícil compreensão. “Chama-se complexo, mas não significa que seja complicado. E está ligado diretamente ao nosso dia-a-dia”, explica.

Os sistemas complexos surgem em diversos campos de atuação: biologia, química, ciência da computação, geologia, física, astronomia, mecânica, e sociologia. “Hoje você aplica os conhecimentos sobre sistemas complexos em várias áreas, que vão de interações em redes sociais à propagação de doenças. A partir dela, estudamos temas modernos e atuais”, declara o professor.

Intercambista africano se interessou pelo tema

intercmbista%20africano - Palestra com pesquisadores chama atenção de estudantes e entusiastas dos "sistemas complexos"

Entre os estudantes e entusiastas presentes na platéia, o intercambista Moisés Domingos Namila da Costa, aluno de mestrado em Ciências da Terra e do Ambiente, na Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. Moisés veio da cidade de Nampula, em Moçambique, pelo ProAfri – Programa de Formação de Professores de Educação Superior de Países Africanos.

Arquiteto e planejador físico, Moisés já está no Brasil há dois meses. O convite para participar da palestra surgiu na UEFS. “Para mim, sistemas complexos é uma novidade. Percebi a ligação com a minha área, já que quero estudar o meio urbano, as correlações entre as variáveis urbanas. Vou pesquisar mais”, afirma o mestrando.

Os alunos do Colégio da Polícia Militar também foram prestigiar o professor Dr. Silvio da Costa. Um deles foi Fernando dos Santos, que estuda o segundo ano do ensino médio. “Eu fiquei atento, e vou levar daqui um conhecimento mais avançado e qualificado sobre a física”, declarou.

Para o diretor do Museu Parque do Saber, Basílio Fernandez, a Palestra com Pesquisadores é importante para interação do público com especialistas da área científica. “Além de tratarmos de assuntos sempre importantes, também é possível estreitar a vivência de pesquisadores e cientistas com o público. Assim incentivando a pesquisa”.

O Museu Parque do Saber é um dos equipamentos mantidos pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana através da Fundação Municipal Egberto Costa.

 

Fonte: Secom Feira de Santana

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close