Mais de 34 milhões de beneficiários receberão a primeira parcela entre abril e maio; valor total injetado na economia será de R$ 73,3 bilhões.
Aposentados, pensionistas e segurados do INSS que recebem benefícios previdenciários vão começar a receber a antecipação do 13º salário ainda neste mês. A primeira parcela, equivalente a 50% do valor, será paga junto com o benefício de abril, entre os dias 24 de abril e 8 de maio, conforme o número final do cartão do benefício.
A segunda parcela será depositada no mês seguinte, de 26 de maio a 6 de junho, seguindo o mesmo calendário dos pagamentos regulares. A consulta aos valores já está disponível pelo site e aplicativo Meu INSS, ou por telefone, na Central 135, que atende de segunda a sábado, das 7h às 22h.
O adiantamento foi oficializado por meio de decreto presidencial publicado no Diário Oficial da União em 4 de abril, após pedido do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. No total, R$ 73,3 bilhões serão pagos a 34,2 milhões de pessoas.
Segundo o ministro, o valor antecipado tem impacto direto na economia. “Retorna para a economia, então não há por que dizer que é despesa. É investimento”, afirmou Lupi.
Os primeiros a receber são os segurados que ganham até um salário-mínimo, com pagamentos entre 24 de abril e 8 de maio. Já os beneficiários que recebem acima do piso nacional terão os valores depositados de 2 a 8 de maio.
Quem preferir consultar o valor por telefone precisa informar o número do CPF e confirmar dados cadastrais para obter as informações.
Fonte: Redação Portal Rádio Repórter com informações Brasil 61