Feira de Santana

Comunidade do Aviário aprova ações de Responsabilidade Social da FTC

Empoderada. Foi assim que a dona de casa Gilma Cordeira Lopes saiu do salão improvisado na praça CÉU, na manhã de sábado (22), depois de um corte de cabelo que não somente retirou todo o estrago da química e do uso demorado da fibra, mas a deixou mais bonita. Isso depois de uma aula sobre compostagem no estande de Engenharia Ambiental, onde descobriu que estava fazendo o processo errado. Ela foi uma das milhares de pessoas que passaram pelo local no Dia da Responsabilidade Social, promovido pela FTC Feira de Santana.

A recepção e o aproveitamento dos serviços não poderia ter sido melhor. “A comunidade veio e ficou satisfeita e os serviços foram mais e melhores do que a gente esperava”, atestou a líder comunitária Ana Alice Pereira Vitória, que considerou a ação maravilhosa. Foram mais de 350 pessoas envolvidas na prestação dos serviços, entre estudantes, professores e colaboradores da Instituição, que contou com a parceria do Complexo Maçônico, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Exército, Polícia Militar e Studio Valney Moraes.

Adultos e crianças foram contemplados com ações em todas as áreas do conhecimento. Mas a acupuntura e a massoterapia chamaram a atenção pelo caráter de novidade. “Nunca tinha feito acupuntura!”, admitiu o coordenador da praça onde aconteceu o evento, Ruy Contreiras, 76 anos. Ele destacou o trabalho feito por “profissionais de primeira categoria” e o empenho dos estudantes. “E isso tudo em uma comunidade carente como a nossa. Será que não dá para prorrogar”, brincou, citando ainda a presença dos meninos da Ordem Demolay Capítulo Ariano Suassuna.

Se para a comunidade a manhã de sábado foi proveitosa, para os estudantes o momento foi de grande aprendizado. Seja aferindo pressão, aplicando técnicas de acupuntura e limpeza facial, orientando sobre Direito de Família, elaborando e encaminhando currículo, fazendo teste de glicemia e tipagem sanguínea, praticando escovação em crianças, ou até mesmo brincando e dançando na quadra. E teve ainda jogos recreativos dicas de alimentação saudável.

“O mais interessante é passar adiante tudo o que aprendemos e ver o conhecimento se transformar em ações sustentáveis, como a reciclagem, que reduz os resíduos descartados”, disse a estudante Agnes Santos, 8º semestre de Engenharia Ambiental. Já Jocely Cerqueira, que cursa o 7º semestre de Engenharia Civil, se concentrou nas dicas de manutenção predial – redes elétrica e hidráulica, mais estrutura – para adultos e a atividade de pintura com crianças.  O público infantil foi contemplado ainda com distribuição de escovas dentárias, roupas e alimentos.

 

Fonte: Maria Madalena de Jesus

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

Adblock Detected

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios