BahiaEducação

SENAI abre seleção com 602 vagas para cursos gratuitos de aprendizagem industrial básica

Na Bahia, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) abriu inscrições para o processo seletivo para os cursos gratuitos de aprendizagem industrial básica, em 2019. Serão 602 vagas.

As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de fevereiro ou até que a quantidade máxima de 10 inscrições por vaga seja atingida. Já os cursos terão início nos meses de abril, maio e junho de 2019. Os interessados podem se inscrever por meio do site fieb.org.br/senai.

Vale lembrar que cada candidato só poderá se inscrever para um único curso. As aulas serão oferecidas em 13 cidades baianas: Alagoinhas, Barreiras, Camaçari, Feira de Santana, Itaberaba, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães e Salvador. As vagas são para áreas que vão de assistente de logística a mecânico de manutenção de máquinas industriais.

De acordo com a gerente de Educação Profissional do SENAI baiano, Patrícia Evangelista, essa também é uma oportunidade de os jovens aprenderam como o a instituição atua em um sistema mais abrangente.

“O SENAI abre as portas para que toda a comunidade, para que os jovens possam conhecer o SENAI. Realizamos palestras, minicursos, demonstrações práticas. Realizamos também competições técnicas. Tudo isso, com objetivo de divulgar as oportunidades de formação profissional com foco na indústria.”

Mesmo com sucesso na capacitação de pessoas ao longo do tempo, o Sistema S, do qual fazem parte SESI e SENAI, tem cortes previstos já para 2019. A diminuição no montante repassado a esse conjunto de instituições faz parte da ideia do Governo Federal em reduzir as contas públicas.

O Governo Federal ainda não confirmou valores, mas de acordo com as sinalizações do ministro da Economia, Paulo Guedes, os cortes anunciados podem variar de 30% a 50% dos recursos recolhidos.

Reportagem, Marquezan Araújo

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close