BrasilPolítica

Câmara dos Deputados discutirá eficácia dos medicamentos genéricos

Devido a frequentes questionamentos feitos por profissionais de saúde e consumidores acerca da eficácia dos medicamentos genéricos, a Câmara dos Deputados tratará o assunto em audiência pública,na Comissão de Defesa do Consumidor (CDC),às 14h, na próxima terça-feira (21). A iniciativa é do deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA).

De acordo com o parlamentar, a audiência leva em consideração relatos de médicos que tratam doenças graves como câncer e tiveram que substituir os medicamentos genéricos no meio do tratamento por não terem o efeito esperado para os princípios ativos.

“Vamos ouvir diversos especialistas e também a ANVISA(Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para saber o que tem sido feito nesse âmbito e quais providências estão sendo tomadas para verificar a qualidade e segurançadesses remédios”, destaca Marinho.

De acordo com a pesquisa do Instituto Proteste, que entrevistoumédicos sobre a eficácia dos medicamentos, 30% dos profissionaisdizem que os genéricos não possuem a mesma eficácia que os de marca e 23% acreditam que eles apresentam mais efeitos colaterais.

Dentre os convidados para a discussão estão: o secretário de controle externo da Saúde do Tribunal de Contas da União, Carlos Augusto de Melo; o gerente geral de Inspeção e Fiscalização Sanitária daANVISA, Ronaldo Lucio Ponciano; a conselheira do Conselho Federal de Medicina, Rosylane Nascimento; a vice-diretora de Vigilância Sanitária do Instituto Nacional de Controle e Qualidade em Saúde,Célia Maria Carvalho e a presidente executiva da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos – Pró Genéricos, Telma Salles.

 

Fonte: Ascom Márcio Marinho

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

Adblock Detected

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios