Cultura e EntretenimentoFeira de Santana

Em Feira, Governo do Estado inaugura 1ª Núcleo Territorial do NEOJIBA

O Governo do Estado entregou na manhã desta segunda-feira (30), em Feira de Santana, o primeiro Núcleo Territorial do NEOJIBA. A cidade, segunda maior da Bahia, já contava com um núcleo, que foi ampliado e terá sua atuação potencializada para atender os demais municípios do território Portal do Sertão, que conta com mais 12 municípios. A inauguração foi marcada por um grande ato cultural com apresentação de crianças e jovens que integram o programa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS).

A inauguração contou com a participação do secretário da SJDHDS, Carlos Martins, e do diretor geral do NEOJIBA, maestro Ricardo Castro, além deputados federais e estaduais, representantes da sociedade civil e familiares dos jovens. Atualmente, o núcleo tem 150 jovens, mas a expectativa é que esse número chegue a 300 com o novo núcleo territorial.

O jovem Vitório Henrique é um deles. Integrante da Orquestra Juvenil de Feira de Santana, o jovem discursou em nome dos participantes do projeto na cidade e falou sobre a importância da música na sua vida. “Viver esse tempo no NEOJIBA é uma experiência sem igual. Aqui encontrei oportunidades que eu achei que nunca teria. Eu, meus amigos e qualquer pessoa que participe desse projeto vai levar pra sempre a essência do NEOJIBA na sua vida”, afirmou.

Para o secretário Carlos Martins, o programa é um exemplo de política pública de sucesso, que garante a transformação de vidas através da música. “A inauguração do Núcleo Territorial representa a consolidação do programa Neojiba. A lógica é a inclusão social através da música e aqui em Feira de Santana iremos fortalecer as entidades que já trabalham com o Neojiba em todo o território e ao mesmo tempo aumentar a oferta aos jovens. A novidade deste Núcleo fica por conta dá implantação da Escola de Luthieria para conserto e reforma de equipamentos”, pontuou o gestor, que estava acompanhado pelo superintendente de Direitos Humanos da SJDHDS, Jones Carvalho.

O maestro e diretor geral do Neojiba, Ricardo Castro, afirma que cada aluno ou aluna do programa se transforma em um multiplicador da iniciativa. “A criança tem um enorme poder de comunicação e música é uma das linguagens e a gente acredita muito que juntando essas capacidades com equipamentos e ensino de qualidade, elas irão irradiar beleza e muito desenvolvimento para toda a região”.

A professora Leandra Alves é mãe de uma adolescente que faz as aulas de violino no programa há três meses e revela os avanços da filha. “É incrível ver o progresso da criança e as mudanças que, de fato, acontecem na vida delas. Tem reflexo no comportamento e até na segurança de fazer algo. Minha filha estava com dificuldades na escola e depois que começou as aulas de violino, eu a vejo muito mais dedicada e empenhada”, conta.

Na próxima sexta-feira (04/10) é a vez de Vitória da Conquista ganhar o segundo Núcleo Territorial da Bahia. Na segunda-feira (07/10), o Governo do Estado inaugura o Núcleo Territorial de Teixeira de Freitas, contemplando, junto com Feira de Santana, mais de 50 municípios em 3 territórios de identidade.

Neogibá 2 300x200 - Em Feira, Governo do Estado inaugura 1ª Núcleo Territorial do NEOJIBA

 

Fonte: Assessoria de Comunicação

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close