Feira de Santana

Qualifica Feira vai contemplar 10 mil pessoas com cursos e empregos

O prefeito Colbert Martins Filho lançou, na manhã desta quarta-feira, 09, o sistema integrado Qualifica Feira, iniciativa que vai impulsionar o desenvolvimento de Feira de Santana através da geração de emprego e qualificação profissional para cerca de 10 mil pessoas neste primeiro momento. A iniciativa vai alavancar a economia, com oferta de mão-de-obra preparada para atrair novos investimentos, com a aplicação de recursos da ordem de R$ 1,5 milhão.

O sistema integrado foi lançado no auditório do SESI (Serviço Social da Indústria), instituição parceira do Governo Municipal na preparação da mão-de-obra. Terá como público prioritário aqueles que estiverem inseridos no CadÚnico, especialmente as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e trabalhadores do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) neste município.

O Qualifica Feira é um sistema integrado que envolve a promoção de cursos profissionalizantes através de parceria com o Senai, oferta de cursos de capacitação pela equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), cursos de capacitação para a população, promoção de Jornada Social, voltada para servidores; ações destinadas as associações, oferta de estágio curricular, curso preparatório para ensino superior, Projeto de Incentivo à Graduação, contratação de professores estagiários para curso preparatório, Espaço 4.0 para a juventude, alavancar o Feira Produtiva e também contempla a Guarda Mirim.

Ao lançar o sistema Qualifica Feira, o prefeito Colbert Martins Filho destacou como eixos a inclusão produtiva, a educação permanente, a busca ativa e articulação em rede. E destacou que serão oferecidas 1.400 vagas em cursos de capacitação profissional através de parceria com o SESI, sendo oferecidos 35 cursos profissionalizantes. 400 vagas para alunos do pré-vestibular e seleção de vagas para 34 professores estagiários.

Dentre as peculiaridades do Qualifica Feira, a imparcialidade na oferta de vagas para cursos, também convênios e contratação de mão-de-obra, através de editais públicos e sorteios eletrônicos, assegurando assim as mesmas oportunidades às pessoas interessadas dentro do perfil exigido.

Coordenador do programa, o secretário de Desenvolvimento Social, Pablo Roberto Gonçalves, destacou a importância da iniciativa. “O Qualifica Feira é um apoio à cidadania para o desenvolvimento social. É um programa das famílias, para fornecer qualidade profissional através da formação qualificada dos usuários e profissionais que atuam no Governo”, ressaltou.

Durante a solenidade também estiveram presentes os secretários de Comunicação Social, Valdomiro Silva; de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior; de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro; e do chefe de Gabinete do prefeito, Mário Borges, além do vereador Ron do Povo, representando a Câmara Municipal. Também presentes representantes do SESI e de diversas instituições universitárias parceiras em programas do Governo Municipal.

 

Fonte: Secom Feira de Santana

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close