BahiaMeio-Ambiente

Decreto vai liberar recursos para municípios baianos atingidos por manchas de óleo

O Governo da Bahia assina um decreto de emergência, na próxima segunda-feira (14), para liberação de recursos para os municípios atingidos por manchas de óleo no litoral. A informação foi anunciada, neste sábado (12), pelo governador da Bahia em exercício, João Leão (PP), durante a primeira reunião do Comando Unificado de Incidentes, na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Salvador.

“Nós acabamos de nomear o doutor Rodrigo Alves que é superintendente do Ibama. Ele será porta voz de todos os assuntos referente ao recolhimento de óleo em todas praias da Bahia. Vamos em todos municípios que foram atingidos. Vamos chamar os prefeitos, toda sociedade para participar. Vamos começar a comprar os materiais. O Estado vai ajudar com esses materiais”, disse Leão.

Ficou definido pelo Comando, que o Ibama e Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), irão elaborar um documento de orientação de limpeza de praia, que será disponibilizado para as prefeituras afetadas, incluindo informações importantes para destinação correta dos resíduos coletados. A limpeza das praias está sendo realizadas pelas prefeituras dos municípios afetados e pelas equipes do Centro de Defesa Ambiental (CDA), da Petrobras.

Na reunião, também foi esclarecido que a suspeita da mancha de óleo de 21 km quadrados, apontada por especialistas, que estaria a 100 km da costa de Alagoas, não foi confirmada, a partir do monitoramento aéreo realizado no sobrevoo pelas equipes do Petrobras, tão pouco pelas imagens de satélites do Ibama.

 

Fonte: Metro 1

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close