Brasil

Bolsonaro afirma que Forças Armadas estão prontas para conter protestos

A preocupação entre interlocutores palacianos está relacionada a possíveis confrontos violentos provocados pela polarização política no país.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (23/10), no Japão, que as Forças Armadas estão preparadas para conter manifestações nas ruas no Brasil. “Conversei com o ministro da Defesa sobre a possibilidade de ter movimentos como tivemos no passado, parecidos com o que está acontecendo no Chile. A gente se prepara para usar o artigo 142 (da Constituição), que é pela manutenção da lei e da ordem, caso elas (Forças Armadas) venham a ser convocadas por um dos três Poderes”, disse Bolsonaro. “Temos que ter a capacidade de nos antecipar a problemas”, acrescentou.

Antes de embarcar para o Peru, Hamilton Mourão comentou o assunto: “Não tenho as informações que o presidente tem para ele já ter emitido essa ordem de alerta para o ministro da Defesa. Nós discutimos por muito tempo a questão da lei antiterrorismo. A nossa lei é um pouco branda. Temos assistido a atos cometidos por organizações ligadas ao narcotráfico, a gente já viu isso em capitais como Fortaleza, São Paulo. É um ato de terrorismo se for levar para esse lado”, disse.

A preocupação entre interlocutores palacianos está relacionada a possíveis confrontos violentos provocados pela polarização política no país. O temor é de que o resultado do julgamento sobre a prisão em segunda instância no Supremo Tribunal Federal (STF) possa ser o barril de pólvora de manifestações de apoiadores da Lava-Jato e do governo Bolsonaro.

Fonte: Correio Braziliense

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close