Bahia

Com 115 anos de tradição, Lavagem de Itapuã é realizada em Salvador

Celebração começou com bando anunciador. Por volta das 10h20, baianas, fiéis e moradores saíram em cortejo do bairro de Piatã até Itapuã, onde será feita lavagem da escadaria.

A secular Lavagem de Itapuã, que acontece há 115 anos, começou nas primeiras horas desta quinta-feira (13), em Salvador. Na programação, diversos atos como missas, cortejos e café da manhã. A lavagem é a última festa popular antes do carnaval.

A festa começou ainda na madrugada, quando os moradores saíram pelo bairro em um bando anunciador, convidando a comunidade para a festa. Em seguida, já por volta das 6h, teve início a lavagem das “Nativas”, que são moradoras do bairro que há 30 anos realizam a ação. Essa lavagem, no entanto, é extraoficial, mas também já virou tradição. Em seguida, teve o café de Dona Niçu

Já por volta das 10h20, baianas, fiéis e moradores saíram em cortejo do bairro de Piatã até Itapuã. Ao chegarem em Itapuã, as baianas realizarão a segunda lavagem com muita água de cheiro, perfumando e embelezando as escadarias da igreja da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Esse momento é um dos pontos mais importantes da tradição.

Um dos pontos mais aguardados da lavagem é a “ala” dos símbolos marítimos. Nesta edição, a baleia inflável que faz parte do trajeto há mais de três décadas, trocou de cor. Os tons rosa foram trocados pelo preto e branco, simbolizando uma baleia-jubarte.

Apesar de ter o ponto central celebrado nesta quinta, os festejos seguem até a próxima segunda-feira (17).

Na sexta (14), atrações locais se apresentam no bairro em clima de ressaca. Já no sábado (15), terá diversas práticas náuticas esportivas e pelo Terno de Reis, manifestação cultural histórica feita por moradores locais, a partir das 18h.

As celebrações chegam ao fim na segunda-feira (17), com a entrega de uma oferenda a Iemanjá, a partir das 15h, e uma peixada nativa, às 18h, na sede da Associação dos Moradores do bairro.

Fonte G1

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close