A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem realizado uma ação de prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) com a distribuição de preservativos, no Circuito Maneca Ferreira, durante a Micareta, que teve início na noite desta quinta-feira, 25, até domingo, 28. Ao todo serão distribuídas 30 mil unidades.
No entanto, antes mesmo da festa começar, a distribuição dos preservativos foi intensificada pela Vigilância Epidemiológica nas unidades de saúde e ONGs parceiras. A reposição do material na unidade de saúde montada no circuito será feita diariamente.
De acordo com a referência técnica em IST/HIV/AIDS, Jaqueline Cardoso, a prevenção é a melhor forma de evitar a IST ou a gravidez não planejada. “Nada melhor que a prevenção. Por isso, oriento a todos a usarem o preservativo, que é um método eficiente”, afirma.
Testes rápidos
Testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite também estão sendo ofertados na unidade de saúde montada no circuito, das 19h até a meia-noite. “Dura em torno de 20 minutos para a entrega do resultado”, acrescenta a referência técnica. Os testes são feitos com segurança e privacidade.
Neste ano, o Governo do prefeito Colbert Martins Filho também incluiu como medida de prevenção de urgência para casos de violência sexual e acidente ocupacional, a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP), que consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de a pessoa desenvolver a infecção em contato recente com o vírus.
Equipes da Saúde também estão atuando com educação preventiva e entrega de panfletos no circuito da festa. A aplicação da primeira dose de penicilina para os casos diagnosticados de sífilis também faz parte da programação.