Em Feira de Santana, 48 pessoas aguardavam transferência para uma unidade hospitalar em Feira de Santana, na última sexta-feira (3). Desse total, 27% esperava há mais de seis dias. As vagas são disponibilizadas pelo Sistema de Regulação do Governo do Estado.
Por conta da lotação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Queimadinha que está operando acima da capacidade com 21 pacientes internados e todos os 14 leitos ocupados, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta que a população, em situação de urgência e emergência, dê prioridade na procura de outros locais.
Além dos que aguardam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Queimadinha, há 12 pacientes na UPA Mangabeira e 21 nas policlínicas municipais: Feira X (5), George Américo (5), Tomba (4) e São José (1).
Entre os casos que chamam a atenção está o de um homem de 57 anos com insuficiência cardíaca, que espera transferência há 16 dias em uma das unidades de pronto atendimento.
REGULAÇÃO ESTADUAL
O Sistema de Regulação Estadual é uma ferramenta do Governo do Estado que disponibiliza vagas em unidades públicas hospitalares conforme critério de gravidade e não proximidade, visando a democratização do acesso.
Para isso, o paciente atendido em uma unidade de urgência e emergência é avaliado e submetido a exames laboratoriais ou de imagem, de acordo com as condições clínicas.
Se comprovada a necessidade de assistência hospitalar, os profissionais da unidade solicitam a regulação no sistema para que o paciente tenha a assistência adequada.
Fonte Secom/PMFS