Em uma pesquisa realizada pelo instituto Genial/Quaest, numa hipotética disputa entre o presidente Lula (PT) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para a eleição presidencial de 2026, o pestista abre vantagem e sai na frente com 46% das intenções de votos, enquanto o republican, possível substituto de Jair Bolsonaro, consegue 40% das intenções.
O ex-presidente Bolsonaro está inelegível para concorrer às eleições de 2026, decorrente dos ataques contra o sistema eleitoral de 2022.
O instituto realizou 2.045 entrevistas presenciais em 120 municípios brasileiros, com uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O resultado revela uma visão inicial dos eleitores sobre sua preferência entre os possíveis candidatos para o próximo pleito presidencial.
A pesquisa também abordou a opinião dos entrevistados sobre outras figuras políticas. O resultado mostra uma divisão na preferência dos eleitores quanto à viabilidade dos nomes, mas Lula segue sendo o nome preferencial entre os entrevistados.
Lula não merece um segundo mandato
Para 55% dos entrevistados, Lula não merece ser reeleito em 2026, ante 42% que afirmam que o petista deve ter mais uma chance. Outros 3% não souberam responder. O presidente abre vantagem no Nordeste (60% a 38%), e o pior desempenho, no Sudeste (33% a 63%).
Na Região Sul, 39% dariam uma nova oportunidade a Lula, ante 59%. No Centro-Oeste, 37% acreditam que ele faz jus a um novo mandato, com a oposição de 58%.
Fonte BNews