Uma caminhada realizada na tarde desta quinta-feira (16) chamou a atenção da comunidade do George Américo para o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
A mobilização no conjunto foi de iniciativa do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em alusão ao 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Acompanhados pelo grupo de percussão do próprio CRAS, que é liderado pelo mestre Neto de Gandhi, os jovens assistidos pelo equipamento alertaram para um assunto que ainda preocupa as autoridades e que tem sido combatido pela Prefeitura de Feira de Santana com ações educativas, a exemplo de rodas de conversas, oficinas e palestras, e de acolhimento nos equipamentos da assistência social.
O presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Caíque Barreto, reforça o trabalho que é realizado pelo Município durante todo o ano em atenção as crianças e adolescentes.
“Desde o início do mês [Maio Laranja] intensificamos as ações de combate à violência de criança e adolescentes em toda rede e demais órgãos que atuam nessa causa, visando alertar a sociedade que é importante combater a violação do direito da criança e do adolescente, sobretudo a violência sexual”, afirma.
18 DE MAIO
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, foi instituído em maio de 2000, através da Lei 9.970, de autoria da então deputada federal Rita Camata (PMDB/ES).
A data foi escolhida em lembrança ao caso que vitimou a menina Araceli Cabrera Sanches, que foi sequestrada em 18 de maio de 1973, com oito anos de idade. Araceli foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. O crime causou revolta em todo o país, mas os culpados ficaram impunes.
DENUNCIE
Ao descobrir um caso de abuso e exploração sexual contra um menor, a população pode denunciar de forma anônima pelo Disque 100, que funciona 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados.
O Governo Municipal também disponibiliza a plataforma Fala Feira 156, e os atendimentos são realizados pelo Plantão Social.
Fonte Secom/PMFS