A raiva é uma infecção viral aguda classificada como zoonose
A vacina antirrábica é considerada a melhor forma de prevenir e manter os cães e gatos saudáveis. A Prefeitura de Feira de Santana, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vacinou 4.861 animais contra a raiva entre janeiro e abril deste ano.
A raiva é uma infecção viral aguda classificada como zoonose, podendo afetar animais e seres humanos. A doença é transmitida principalmente através da mordida de animais infectados, tornando a vacinação uma medida preventiva crucial.
“Desde 2001, Feira de Santana não registra nenhum caso de raiva humana. Constantemente reforçamos a importância de a população vacinar seus pets para garantir um controle eficaz da transmissão da doença”, destaca a médica veterinária e coordenadora do CCZ, Mirza Cordeiro.
Entre esta segunda (20) e sexta-feira (24), a imunização estará disponível nos postos de saúde e nos condomínios localizados nos bairros Feira X e Campo Limpo, das 9h às 14h.
Além da vacinação, os postos de atendimento contarão com a presença de médicos veterinários, que fornecerão orientações sobre doenças zoonóticas, destacando a importância da prevenção e do cuidado com a saúde dos animais.
Para aqueles que não conseguiram vacinar seus pets, podem levá-los à sede do CCZ, localizada na avenida Eduardo Fróes da Mota, S/N. O atendimento de segunda a sexta-feira é das 8h às 15h.
Podem ser imunizados os pets a partir dos três meses de idade. Os felinos devem ser transportados em caixas apropriadas, enquanto os cães em coleiras ou correntes. A orientação é levar o cartão de vacina, caso o animal possua.
Fonte: Secom Feira de Santana