O encontro ocorreu no Paço Municipal, com participação de representantes de diversas entidades.
O Plano Municipal de Turismo de Feira de Santana foi apresentado nesta segunda-feira (15) ao prefeito Colbert Martins Filho. O documento reúne as principais ações e projetos estratégicos para fomentar o avanço do setor. O encontro ocorreu no Paço Municipal, com participação de representantes de diversas entidades.
Foram estabelecidas ações de curto a médio prazo. A pesquisa possui cerca de 90 páginas e traz projetos de apoio aos pequenos negócios, como a criação de um Landing Page, o Fortalece Feira, que vai oferecer consultorias a custo zero. O programa visa atender exclusivamente empresas localizadas no município com consultorias nas áreas de finanças, gestão e marketing digital.
De acordo com o secretário de Trabalho, Turismo, Desenvolvimento Econômico, Wilson Falcão, muitas vezes o turismo é interpretado como lazer, mas existem outras modalidades. Em Feira de Santana tem característica comercial e de negócios, áreas que o Governo Municipal pretende incentivar.
“O turismo comercial é uma realidade no Brasil e em Feira abrigamos uma macro região onde o município é o melhor centro logístico do país. Esse potencial que nós temos é extraordinário, então queremos transformar em algo profissional que é receber essa gente pra conhecer a região”, afirma.
“Esta é mais uma etapa do plano elaborado junto com a comunidade que integra o trade turístico de Feira de Santana e da população. E esse plano deixa claro qual é a característica principal do turismo do município para que posam desenvolver as ações”, explicou o gerente regional do Sebrae, Isailton Reis.
A pesquisa para elaboração do Plano de Turismo apontou que o principal motivo para viagem ao município é negócios, trabalhos e eventos corporativos, o que representa 44%. Em seguida, cerca de 17% vem motivados pela Micareta.
O perfil do turista de Feira de Santana é majoritariamente do Nordeste (85%), principalmente oriundos da Bahia. Os demais estados do Nordeste que apareceram foram Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Paraíba e Ceará. A região do Sudeste representa 12%, sendo maior parte dos visitantes do estado de São Paulo. Outros 1% são do Sul, 1% do Norte e 1% internacional.
Conforme o apontamento da pesquisa, 67% dos visitantes vem sozinhos e, desse total, 58% com motivação para negócios. A hospitalidade, gastronomia e o comércio foram apontados pelos entrevistados como fatores que mais agradaram. E 75% recomendaram o município.
Entre os aspectos que mais desagradam no município, a falta de segurança foi o principal fator apontado pelos entrevistados. O prefeito Colbert Martins Filho destacou que é uma área a ser prorizada e citou a necessidade de ter um aeroporto para ampliar o alcance logístico.
“Precisamos ter uma segurança pública muito melhor do que nós temos agora. É um problema gravíssimo em Feira de Santana, na Bahia e no Brasil. Além disso, o município precisa também ampliar sua porta de entrada. Feira de Santana tem que ter um aeroporto que funcione, assim como Vitória da Conquista”, citou Colbert.
Vale destacar que o Plano Municipal de Turismo está sujeito a ajustes e aprovação. “Será discutido internamente entre os conselhos e entidades envolvidas para fazermos a sua aprovação. Vamos mandar para a Câmara de Vereadores para que seja referência legal a ser seguida. Desejamos o desenvolvimento da nossa cidade e o setor de turismo é um desses setores importantes do crescimento”, explicou o prefeito.
PESQUISA DIAGNÓSTICA
As entrevistas se iniciaram em 2022 a partir de um convênio entre a Prefeitura de Feira e o Sebrae, com a consultoria técnica da empresa credenciada Daventura.
A pesquisa foi elaborada com visitas de campo e escuta entre os diversos atores locais sobre a percepção que eles têm dos aspectos que envolvem e impactam o turismo em Feira, desde o nível de preparo da cidade, a infraestrutura básica e seus equipamentos e atrativos.
Fonte: Secom Feira de Santana