Nas últimas 24h, duas cidades baianas estiveram entre os municípios mais secas do Brasil. Elas foram Valença, no sul baiano, e Buritirama, no Vale São-Franciscano da Bahia. As duas registram, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) os menores índices de umidade desta segunda-feira (15).
Enquanto Buritirama registrou 18% de umidade, Valença mediu apenas 7%. Para ter uma ideia, a média mundial é de 60% e registros abaixo de 30% já são considerados índices de umidade muito baixos. A Bahia teve, nesta segunda, pelo menos outros três municípios nesta situação: Ibotirama (23%), Santa Rita de Cássia (25%) e Barreiras (26%).
Parte da Bahia está sob alerta emitido pelo Inmet para baixa umidade, assim como os estados do Ceará e Pernambuco. Para esta semana, a previsão é de umidade relativa do ar variando entre 30% e 20% e baixo risco de incêndios florestais e à saúde. A orientação, nestes casos, é beber bastante água, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e desgaste físico nos períodos mais secos.
Fonte Metro1