O evento reuniu renomados especialistas da área para discutir os avanços e desafios da neurocirurgia
O Serviço de Neurocirurgia do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) realizou na manhã desta sexta-feira (2), o seu 1º Encontro de Atualização no NH Hotel, em Feira de Santana. O evento reuniu renomados especialistas da área para discutir os avanços e desafios da neurocirurgia, proporcionando um espaço para a troca de conhecimentos e experiências.
A abertura do encontro foi conduzida pela diretora-geral do HGCA, Cristiana França, que destacou a importância do evento para o aprimoramento dos profissionais e o impacto positivo no atendimento aos pacientes. “Aqui nós queremos expressar, em nome do Hospital Clériston Andrade, da Secretária de Saúde do Estado, Roberta Santana, nossa gratidão e a nossa alegria pelo trabalho que a neurocirurgia vem desenvolvendo no HGCA. Já temos um consultório de epilepsia implantado no Clériston Andrade, onde tenho a honra e o prazer de ver como tratam os pacientes. Tudo no Clériston é feito com muita maestria para que possamos cuidar dos pacientes como se fossem nossos parentes, com carinho e atenção,” afirmou Cristiana França.
A diretor-geral destacou ainda o comprometimento da equipe de neurocirurgia do HGCA. “A equipe de neurocirurgia, nesses últimos anos, tem se destacado não só pelos trabalhos realizados, mas principalmente pela vontade de que o serviço dê certo. Não adiantaria termos excelentes profissionais se não tivéssemos vontade. Esta equipe trabalha incansavelmente para que cada vez mais possamos ter um trabalho de qualidade. O Clériston Andrade é hoje o hospital que mais realiza neurocirurgias na Bahia. Pacientes vêm de diversas regiões, até mesmo de Pernambuco, em busca do nosso atendimento, somente no ano de 2023 foram mais de 1000 cirurgias realizadas, e este ano pretendemos ter um número ainda maior,” ressaltou.
Paulo Barbosa, subsecretário de Saúde da Bahia, também participou do evento, representando a secretária Roberta Santana. Em seu discurso, parabenizou o serviço de neurocirurgia do HGCA pelo trabalho realizado e destacou a importância da regionalização dos serviços de saúde. “Em meu nome e em nome da secretária Roberta Santana, parabenizo o serviço de Neurocirurgia do HGCA, em nome do neurocirurgião Márcio Brandão, estendendo os cumprimentos a todos os colegas neurocirurgiões presentes,” disse Paulo Barbosa.
O subsecretário enfatizou a relevância da formação contínua e a necessidade de garantir serviços de alta complexidade em todas as regiões do estado. “Ter uma residência credenciada em neurocirurgia é de extrema importância para garantir que, em cada uma das nove macrorregiões de saúde, tenhamos serviços de alta complexidade. O Hospital Clériston Andrade, com quase 400 leitos, é estratégico para a região, especialmente devido ao alto índice de traumas. O serviço de neurocirurgia tem dado uma excelente resposta, devido ao grande número de neurocirurgias realizadas no último ano,” destacou Paulo Barbosa.
Durante o evento, o médico neurocirurgião Paulo Henrique Pires de Aguiar, presidente eleito da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), falou sobre os avanços na medicina para o tratamento da epilepsia. Após o evento, Paulo Henrique visitou as instalações do HGCA, onde pôde conhecer de perto a estrutura e os avanços tecnológicos da neurocirurgia. Acadêmicos do HGCA discutiram a prevenção de infecções na neurocirurgia, e a enfermeira Larissa Fernandes, coordenadora de Enfermagem da Neurocirurgia, abordou o papel da enfermagem no setor. Thiago Carneiro, residente de neurocirurgia no HGCA, apresentou uma visão sobre a residência em neurocirurgia, enquanto Eduardo Varjão e Jaquisson Guimarães discutiram a neurocirurgia vascular. Luiz Soeiro falou sobre os avanços na cirurgia de base de crânio.
De acordo com Márcio Brandão, coordenador da neurocirurgia do Clériston Andrade, o evento proporcionou um dia de intenso aprendizado e troca de experiências, reforçando o compromisso do HGCA com a excelência no atendimento e cuidado com os pacientes. “Tivemos a oportunidade de discutir dentre outras questões o tratamento para epilepsia, serviço que foi implantado recentemente no hospital Clériston Andrade. A realização do 1º Encontro de Atualização em Neurocirurgia marca um importante passo no contínuo aprimoramento do serviço oferecido pelo HGCA, destacando-se como um polo de excelência no atendimento neurocirúrgico na Bahia”, pontuou.
Fonte: Sesab