Em Caracas, na Venezuela, duas manifestações acontecem ao mesmo tempo neste sábado (3), sendo uma a favor e outra contra a vitória de Nicolás Maduro, declarado vencedor das eleições no último domingo (28) em meio a denúncias de fraude.
A líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, chegou à manifestação de caminhão, acompanhada por vários colegas políticos, mas não por seu candidato Edmundo González Urrutia.
Já os apoiadores a favor do governo realizam uma motociata pelas ruas de Caracas.
A Organização dos Estados Americanos (OEA) pediu pela paz na Venezuela antes das manifestações em meio as tensões crescentes.
“Que cada homem ou mulher venezuelanos, que for para as ruas no dia de hoje, encontre apenas um eco de paz, uma paz que reflete o espírito da coexistência democrática”, disse a OEA em comunicado na rede social X.
A oposição diz ter contagens paralelas segundo as quais González foi o vencedor com 67% dos votos –contra 30% de Maduro– e exige a apresentação das atas eleitorais completas pelo CNE
Com base nessas contagens, Estados Unidos, Panamá, Costa Rica, Peru, Argentina e Uruguai declararam que o candidato da oposição venceu Maduro.
Uma contagem realizada pela Associated Press de atas eleitorais divulgadas na última sexta-feira (2) pela oposição do país também mostrou, segundo a agência, que Edmundo González obteve significativamente mais votos nas eleições do último domingo do que o governo reconheceu.
Fonte g1