O mutirão foi promovido para atender a demanda reprimida da Central Municipal de Regulação
Neste sábado, 3 de agosto, a Prefeitura de Feira de Santana realizou o mutirão de histeroscopia no Hospital da Mulher. A iniciativa é uma realização da Fundação Hospitalar.
O mutirão foi promovido para atender a demanda reprimida da Central Municipal de Regulação, beneficiando 12 mulheres que aguardavam para realizar esse procedimento ginecológico.
Gilberte Lucas, diretora-presidente da Fundação Hospitalar, informa que as mulheres passaram por avaliação com especialista antes de realizar o procedimento.
A histeroscopia é um procedimento médico simples que permite a visualização interna do útero através de um instrumento chamado histeroscópio. O exame é fundamental para avaliar as estruturas internas do útero, auxiliando no diagnóstico de diversas patologias que afetam essa região.
O procedimento é realizado com o auxílio de um histeroscópio, instrumento com uma câmera acoplada que é inserido pela vagina para visualizar toda a cavidade uterina e, se necessário, retirar pequenos fragmentos de tecido e fazer biópsias. Funciona como uma endoscopia, mas em vez do estômago, serve para avaliar o útero.
Fonte: Secom Feira de Santana