A China queria investir R$ 9 trilhões no coração do Nordeste brasileiro, em Mataraca, pequena cidade da Paraíba, mas suspeitas de irregularidades cancelaram o projeto. Os chineses queriam transformar a cidade de 8.300 habitantes em uma metrópole futurista com porto offshore de última geração e infraestrutura de ponta, que iria permitir a acomodação de grandes embarcações em águas profundas.
A cidade faz fronteira com o Rio Grande do Norte (RN) e tem um Produto Interno Bruto (PIB) considerável de R$ 230 milhões. O turismo e a mineração (extração de titânio) são as atividades econômicas mais importantes da região. A construção do projeto previa a geração de 100 mil empregos.
O grupo chinês Brasil CRT participou de reuniões com a prefeitura local e assinou um protocolo de intenções em 11 de dezembro de 2023. O evento teve a participação de prefeitos da região, secretários, representantes do governo federal, padre e vereadores. No evento, houve a execução do hino da China e do Brasil, e uma oração abençoou o empreendimento.
Dentre as suspeitas do Ministério Público da Paraíba (MP-PB), estão que a obra fosse a cópia de um projeto dinamarquês para um distrito futurista em Shenzhen, no sul da China. Além disso, o consulado-geral da China em Recife disse que a Brasil CRT não exerce atividades oficiais como empresa em território chinês.
Faltavam também detalhes de onde os recursos seriam obtidos, além da empresa não ter um site com informações de contato. Com isso, o grupo desistiu do negócio. A Prefeitura local não se manifestou sobre o cancelamento.
Fonte BNews