A Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, realizou nesta terça-feira, dia 25, um workshop sobre o compartilhamento de postes com os provedores de internet em Feira de Santana. O evento, que aconteceu das 9h às 16h no auditório do edifício-sede da Coelba na cidade, e teve como objetivo garantir atendimento as empresas de internet e empresários da área de telecomunicações que desejam regularizar sua situação e organizar os cabos.
O evento será seguido de um mutirão para solicitação de serviços aos provedores, entre os dias 26 e 28 de setembro, das 8h15 às 17h. O atendimento será presencial, na Rua Visconde do Rio Branco, nº 232, no Centro, e deve ser agendado pelo telefone (75) 3602-7543 ou (71) 3370-5095.
Os profissionais da Coelba informaram sobre normas comerciais e técnicas, elaboração de projetos, formalização dos contratos de compartilhamento, além de esclarecimentos sobre a nova Resolução de Uso Mútuo dos Postes. A regularização das empresas, além de cumprir as normas, garante mais segurança para a rede elétrica e contribui com a organização do espaço urbano da cidade.
O compartilhamento dos postes com as empresas de telefonia, internet e TV a cabo é determinado pelas Resoluções Conjuntas 001/1999, 004/2014 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e 797/2017, da ANEEL. De acordo com a Resolução, as empresas que utilizam os postes precisam estar regularizadas e atender normas técnicas e comerciais específicas.
Sobre o Plano de Ordenamento
A Coelba vem realizando o Plano de Ordenamento das Redes de Distribuição de Energia, Telecomunicações e Iluminação Pública, através da identificação, retirada de cabos inativos e de equipamentos instalados à revelia. Além disso, coordena e monitora as ações de regularização do cabeamento das telecomunicações e de organização das situações com emaranhados de fios, exposição de riscos de acidentes e poluição visual na cidade.
Durante a fiscalização da rede elétrica, caso seja identificada irregularidade na fiação de outra empresa, a Coelba notifica a empresa responsável para que seja providenciada a devida manutenção. Quando é identificada situação que envolva a segurança, a Concessionária elimina a situação de risco e notifica a empresa responsável para as devidas providências.
Fonte: Assessoria de Comunicação Coelba