A 45ª edição da Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira) foi oficialmente aberta neste domingo (1), após um intervalo de quatro anos. Um dos espaços que mais atraiu o público foi o estande do Sistema CNA/Senar e Faeb, que levou produtos e serviços voltados a jovens e adultos que atuam ou pretendem atuar no universo rural. Com 1000 m2, esta é a maior estrutura já montada em eventos deste segmento no país.
Quem passou pelo local pôde conferir os projetos e programas das instituições do agronegócio, além de participar de uma programação variada que contou com demonstração de tecnologias, simuladores de realidade virtual e harmonizações com cachaça e vinho vencedores do Prêmio CNA Brasil Artesanal.
O estande abriga salas de atendimento ao produtor rural, auditório, área de convivência, uma feirinha com os produtos oriundos das propriedades atendidas pela Assistência Técnica e Gerencial do Senar Bahia (ATeG) e salas de entidades parceiras como Senai e Sebrae.
Na área externa estão estacionadas duas carretas: a Unidade de Processamento de Alimentos, do Senar Bahia; e do Agro pelo Brasil, do Sistema CNA. A primeira oferece cursos de culinária, com foco em panificação, bolos, sequilhos, panetones e derivados de mandioca, cadeia produtiva em franca expansão na região. Enquanto a outra realiza cursos, palestras, oficinas e ainda traz maquetes virtuais que exibem como será o futuro Centro de Excelência em Zootecnia do Senar, em construção no Parque de Exposição João Martins da Silva.
“O Senar é uma entidade mantida pelo produtor rural, temos, portanto, a obrigação de devolver tecnologia ao produtor, e esse Centro vai ser um espaço muito importante de difusão de conhecimento e tecnologia” disse o presidente da CNA, João Martins da Silva Júnior, ao comemorar a escolha de Feira de Santana para a construção. “Mas também não posso deixar de citar o que, na minha avaliação, esse é o maior projeto realizado na minha gestão: o projeto Forrageiras para o Semiárido, com a implantação de unidades demonstrativas para validação das variedades mais adaptadas para a pecuária na região”, completou.
O presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda, falou de como o novo Centro será estratégico para o desenvolvimento do setor na região. “Feira tem um dos maiores rebanhos de equinos do Brasil e demanda mão de obra qualificada para atuar nessa importante cadeia produtiva que tanto movimenta a economia do município. O Centro não só vai suprir essa demanda regional como também será referência nacional”, disse Miranda.
A unidade, segundo o diretor geral do Senar Central, Daniel Carrara, será inaugurada na ExpoFeira de 2025. “Hoje, conseguimos juntar, nesse que é o maior estande que já realizamos em um evento, o maior número de técnicos do Senar e da CNA, e não é por um motivo pequeno: é para demonstrar que a escolha de Feira para sediar o Centro de Excelência é mais que acertada: temos uma equipe engajada, o maior volume de técnicos e daqui a um ano estaremos inaugurando esse importante equipamento”.
O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, agradeceu ao Senar pelo investimento no município. “Somos muito gratos a essa instituição olhar para cá e trazer um equipamento de educação que será o divisor de águas. Há mais de dez anos nenhuma nova indústria se instalou em Feira de Santana, mas produzir alimentos é uma capacidade que nós temos e que o Senar enxergou e pôde criar condições e identificar práticas para difundir conhecimento”, ressaltou.
PALESTRAS: O estande conta com uma vasta programação. Durante os dias da feira, serão realizadas palestras com os técnicos da Confederação e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) sobre temas de interesse dos produtores rurais como rastreabilidade animal e vegetal, Plano Safra, levantamento de custos de produção e exportação.
A Expofeira é promovida pela Prefeitura de Feira de Santana e acontece de 1 a 8 de setembro, no Parque de Exposição João Martins da Silva.
Fonte Secom/PMFS