O recurso, disponibilizado pelo serviço de Psicologia, visa auxiliar a equipe multidisciplinar no atendimento humanizado e eficiente.
Com o objetivo de promover a acessibilidade e inclusão no atendimento a pacientes com dificuldades de comunicação verbal, o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, passou a utilizar pranchas de comunicação alternativa em todos os seus setores. O recurso, disponibilizado pelo serviço de Psicologia, visa auxiliar a equipe multidisciplinar no atendimento humanizado e eficiente.
As pranchas de comunicação alternativa são ferramentas que combinam ilustrações, símbolos e palavras escritas, representando objetos, cores, números, letras do alfabeto, expressões e ações. “Essas pranchas facilitam a comunicação entre a equipe de saúde e o paciente que não consegue expressar o que sente ou precisa no momento”, explica a coordenadora do serviço de Psicologia, Débora Valois.
Para garantir o uso eficaz das pranchas, foram realizadas rodas de conversa com os profissionais do hospital. As orientações oferecidas têm como foco instrumentalizar a equipe para utilizar corretamente o material, promovendo uma comunicação mais acessível e assertiva com os pacientes internados, especialmente aqueles com limitações verbais.
Segundo Débora Valois,com a adoção dessa ferramenta, o HGCA busca promover equidade no atendimento e garantir que cada paciente receba um cuidado humanizado e eficaz, respeitando suas limitações e necessidades individuais. “A iniciativa reforça o compromisso do HGCA com a inclusão e o acolhimento no ambiente hospitalar. O uso das pranchas de comunicação alternativa assegura que todos os pacientes tenham suas necessidades compreendidas, independentemente de suas dificuldades de comunicação verbal”, destaca.
Fonte: Assessoria de Comunicação – HGCA