Ação integra o projeto pedagógico Vivendo Feira: Ontem, Hoje e Sempre, desenvolvido pela Escola João Paulo I junto ao 3º ano
Os 191 anos de Feira de Santana, celebrados nesta quarta-feira (18), tiveram maior brilho com cerca de 70 estudantes do 3º ano cantando o amor à ‘Princesinha do Sertão’ no Paço Municipal Maria Quitéria. Cantata, que já é tradição e neste ano passou a integrar a programação oficial divulgada pela Prefeitura Municipal, marca também o início da Expedição Histórica, ação em que alunos visitam locais a exemplos do Casarão Fróes da Motta e do distrito de Humildes.
Além de cantar o Hino a Feira, componente do repertório, Levi Cunha interpretou Domingos Barbosa de Araújo, um dos proprietários da Fazenda Sant’Anna dos Olhos d’Água, onde iniciou trajetória feirense. “É uma grande honra cantar aqui na Prefeitura e representar alguém tão importante para a história do nosso município. Fiquei um pouco nervoso, mas deu tudo certo!”, comemorou.
Eva Maria Silva, intérprete de Ana Brandoa, esposa de Domingos e também proprietária da fazenda onde iniciou Feira de Santana, revelou uma curiosidade. “Moro no bairro dos Olhos d’Água, que é formado pelo terreno onde ficava a fazenda de Domingos e Ana. Então, logo quis interpretar Ana”, disse.
Entre público presente, estava Carmen Silva, que soube da cantata, realizada à tarde, através da imprensa e fez questão de prestigiá-la. “Muito bonita a apresentação das crianças. Chorei de emoção!”, destacou. Integrante da coordenação pedagógica da Escola João Paulo I (JPI), onde alunos estudam, professora Karine Oliveira lembrou que a cantata marca também o início de uma ‘Expedição Histórica’.
“Na Expedição, estudantes visitam, com suas professoras, lugares que compõem a história de Feira de Santana, a exemplo do Mercado de Arte Popular. Assim, eles ‘pisam’ no chão onde a história feirense foi e é construída. Também visitamos distritos de Tiquaruçu e Humildes, onde alunos identificam mudanças e permanências ocorridas nesses dois lugares ao longo do tempo”, declarou a coordenadora.
Repertório da apresentação também teve ‘Todos os caminhos levam a Feira de Santana’, de Carlos Pitta; e ‘Brasil Feirense’, de Célia Zaiin, que inclusive participou da cantata caracterizada de Maria Quitéria, heroína feirense. O músico Pititiu acompanhou crianças com seu violão. O Secretário Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Wilson Falcão, representou o prefeito Colbert Martins no evento.
Expedição Histórica
Ação integra o projeto pedagógico Vivendo Feira: Ontem, Hoje e Sempre, desenvolvido pela Escola João Paulo I junto ao 3º ano e em que crianças estudam desde a origem do município até uma projeção futura de Feira de Santana. O projeto trabalha cultura, identidade, valores, pertencimento e, acima de tudo, o desejo de construir uma cidade melhor fazendo parte dela e conhecendo seus monumentos e espaços, por exemplo. Vivendo Feira envolve componentes curriculares de Geografia, História e Língua Portuguesa.
Fonte: Assessoria de Comunicação