Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia, tem presenciado nos últimos anos uma crescente onda de adeptos ao estilo de vida saudável, impulsionada especialmente pela corrida. Os grupos da modalidade estão se multiplicando e atraindo pessoas de diferentes faixas etárias e estilos de vida, transformando a atividade física em uma prática coletiva e motivacional.
Para muitos, a corrida vai além de um simples exercício físico. É uma forma de aliviar o estresse do dia a dia, enfrentar as diversidades e se conectar com outras pessoas, mantendo a saúde em equilíbrio.
Impacto da corrida na saúde física e mental
O educador físico Thyago Almeida explica que o aumento da prática está sendo exponencial na cidade. Por isso, ele repassa algumas orientações importantes e dicas para quem está iniciando.
O profissional explica que a corrida de rua não restringe idade e que, apesar de ser um esporte individual, quando praticado em grupos, os novos atletas se motivam ainda mais. Eles se relacionam, compartilhando o mesmo ambiente e a sensação de superação a cada treino ajuda na autoestima.
“A corrida de rua traz inúmeros benefícios físicos para o sistema cardiovascular e respiratório, através do aumento da capacidade respiratória e cardíaca. Além disso, auxilia no fortalecimento da imunidade, resistência e aumento de gasto calórico diário, importante fator para o emagrecimento”
Qual seria a melhor maneira de começar a praticar corrida de rua
Thyago fala que o iniciante necessita de prática gradual, onde ele intercalará períodos de caminhada com pequenos trechos de corrida, seja por distância ou tempo. Com isso, ele possibilitará mensurar sua evolução, aumentando esses trechos até se tornar apto a correr de forma contínua e livre de lesões.
Com o passar dos treinos, da evolução no esporte, é necessário também o auxílio médico e fisioterápico, pois com o aumento na demanda física é preciso ficar atento as questões cardíacas e dos músculos articulares.
Fonte Ibahia