Durante todo o mês de novembro, as unidades de saúde administradas pela Fundação Hospitalar de Feira de Santana – autarquia da Prefeitura – realizam ações focadas na saúde do homem em alusão ao Novembro Azul. O objetivo do mês é conscientizar e encorajar os homens para consulta médica periódica, realização de exames regulares e diagnóstico, especialmente do câncer da próstata.
A prioridade no atendimento ao público masculino neste mês e as ações de conscientização com palestras educativas e de incentivo ao cuidado com a saúde estão sendo realizadas neste mês. As marcações de consultas e exames são disponibilizadas no Centro Municipal Diagnóstico por Imagem (CMDI I), a qual é especializado em Saúde do Homem e no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC), com marcações a partir das 7h. Enquanto no CMDI II, no bairro Baraúnas, é através de agendamento pela Central Municipal de Regulação.
De acordo com Gilberte Lucas, diretora-presidente da Fundação Hospitalar, é preocupante o aumento dos casos câncer de próstata, identificados até o mês de outubro deste ano.
“Estamos intensificando a campanha Novembro Azul para mudar essa realidade. O CMPC diagnosticou 152 casos de câncer de próstata até outubro. O maior número de casos foi registrado em abril, quando 21 homens foram diagnosticados com a doença”, alertou Gilberte Lucas.
Conforme os dados da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, o câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens na cidade, contabilizando mais de 700 diagnósticos nos últimos seis anos. De janeiro a outubro deste ano, a quantidade de casos positivos para esse tipo de câncer já supera os 142 casos registrados em todo o ano de 2023, indicando um aumento de 7% em relação ao ano anterior.
NOVEMBRO AZUL
Uma série de ações entre palestras e folders educativos foram distribuídos na manhã da última terça-feira (12) no Centro de Especialidades do Homem, localizado no CMDI I – na avenida Maria Quitéria. Cerca de 50 pacientes que aguardavam por consultas puderam presenciar o evento na sala de espera. Outras ações vão acontecer entre os dias 22 e 29 de novembro, com palestras e recursos de imagens demonstrativas do câncer de próstata.
Segundo Jheovan Sá Barreto, enfermeiro referência do Núcleo de Feridas do Hospital da Mulher, palestrante e incentivador das ações do Novembro Azul, a iniciativa da Fundação Hospitalar propõe sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde.
“O câncer de próstata é um dos causadores de morte pela doença nos homens. O nosso interesse é desmistificar o exame do toque retal e explicar a importância dele associado ao exame de sangue PSA (Antígeno Específico da Próstata), exame específico para a detecção dos níveis da doença que levam para o tratamento precoce e cura do câncer nos homens”, salientou.
O enfermeiro esclarece a necessidade de realizar os exames periodicamente para facilitar o diagnóstico da doença. Quanto mais cedo procurar o médico para a realização dos exames, mais rápido o início do tratamento.
“Neste caso a possibilidade de detectar um câncer de próstata é maior e com alta possibilidade de cura. Mesmo quando não se tem nenhum tipo de doença ou sintomas, devemos alertar a população para o atendimento preventivo a saúde”, pontuou Jheovan Sá Barreto.
Fonte Secom/PMFS