As cidades de Cachoeira e São Félix, no recôncavo baiano, serão palcos da primeira edição do Recôncavo Afro Festival, entre os dias 20 e 24 de novembro. O evento tem como objetivo a difusão de produções de artistas negros e negras da Bahia.
A programação inclui atividades variadas divididas nas categorias audiovisual, artes visuais, artes cênicas e música instrumental. O público vai ter acesso gratuitamente a mostras de cinema, exposições artísticas e apresentações musicais. A solenidade de abertura contará com a participação da cantora Sued Nunes, no Cine Theatro Cachoeirano.
Também acontece dentro do festival o Baile TBT, festa que celebra a diversidade e oportuniza a cena independente da música baiana.
O Recôncavo Afro Festival é uma idealização da Odé Produções e Ayabá Produtora Criativa e Audiovisual, com patrocínio da Nubank. O projeto recebe também o apoio do Governo da Bahia. As cidades de Maragogipe, Santo Amaro e Salvador serão as próximas a sediar o evento.
Dentro do circuito de mostras cinematográficas, o grande destaque será a exibição de “Malês”, dirigido e estrelado por Antônio Pitanga. O filme poderá ser assistido na sexta-feira (22), às 18h30, no Cine Theatro Cachoeirano, e contará com a presença do cineasta baiano, que celebra 65 anos de carreira. Ao lado da atriz Samira Carvalho, que interpreta a personagem Abayomé, a dupla de artistas vai participar de um bate-papo com o público.
Com cenas gravadas em Cachoeira e Salvador, o longa-metragem chegou aos cinemas no dia 14 de novembro e reconta a história da Revolta dos Malês, considerada a maior rebelião de africanos escravizados do Brasil. Nomes como Rocco Pitanga, Camila Pitanga e Patrícia Pillar também integram o elenco.
Em São Félix, a programação é predominantemente audiovisual, com exibições de longas e curtas-metragens do recôncavo e de estados como Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
Fonte g1/Bahia