Nossa Senhora, a mãe de Jesus, recebeu ao longo dos séculos vários títulos na Igreja Católica. Na Bahia, a padroeira do estado é Nossa Senhora da Conceição da Praia, único lugar do mundo em que Maria tem esse título. A data, celebrada neste domingo (8) reúne vários fiéis na Basílica Nossa Senhora da Conceição, no bairro do Comércio.
Além de Salvador, outras cidades baianas celebram a santa, como Conceição do Coité e Conceição do Jacuípe. A fé da santa começou quando a imagem dela foi trazida de Portugal para Salvador por Thomé de Souza em 1549. Na época, a imagem era apenas chamada de Nossa Senhora da Conceição e o complemento “da Praia” veio devido à localização da Basílica.
Inicialmente, a imagem foi instalada em uma igreja de Taipa, no mesmo local onde hoje fica localizada a Basílica. A arquidiocese de São Salvador da Bahia reforçou que o título da Imaculada Conceição é celebrado no dia 8 de dezembro em todo mundo, porém, na Bahia, a festa recebe o nome de Nossa Senhora da Conceição da Praia.
Além de ser celebrado pelos católicos, o dia também é festejado pelas religiões de matriz africana com a celebração da festa do orixá Oxum.
Neste ano de 2024, a festa tem como tema: “Festejando a Padroeira da Bahia, Nossa Senhora da Conceição da Praia, celebramos 170 anos da Proclamação do Dogma da Imaculada Conceição rumo ao Jubileu de Esperança” e o dia festivo na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia começará com a alvorada seguida de várias missas ao longo do dia.
Fonte BNews