O destaque ficou para as colonoscopias, com crescimento de quase 100%, totalizando 1.170 exames.
O Centro de Hemorragia Digestiva do Interior (CHDI), situado no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, consolidou-se como referência estadual ao registrar um aumento de 60% nos exames realizados em 2024, em comparação ao ano anterior. Dados do relatório anual mostram que o total de procedimentos passou de 3.180 em 2023 para 5.030 até novembro deste ano. O destaque ficou para as colonoscopias, com crescimento de quase 100%, totalizando 1.170 exames.
De acordo com a coordenadora de enfermagem do CHDI, Rafaela Moreira, esses resultados são fruto do compromisso com a qualidade do atendimento e da ampliação dos serviços. “A implementação de ambulatórios específicos e a continuidade no investimento em tecnologia e capacitação permitiram não apenas o aumento na quantidade de exames, mas também a melhoria na qualidade do cuidado prestado”, afirmou.
Além das colonoscopias, as endoscopias digestivas altas também apresentaram aumento expressivo de 60%, totalizando 3.268 procedimentos em 2024. Já os exames de CPRE (Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica) e gastrostomias tiveram crescimentos de 11% e 35%, respectivamente.
Interiorização e inovação no SUS
O médico responsável pelo serviço, Dr. Victor Galvão, endoscopista intervencionista e atual presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) Bahia, destacou a importância da interiorização de serviços de qualidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Durante minha gestão na SOBED, conheci de perto a realidade de muitas cidades baianas. Isso reforçou meu desejo de oferecer um serviço gratuito e de alta qualidade para a população do interior do estado. O CHDI é a materialização desse sonho”, afirmou.
Um dos marcos do ano foi a realização inédita de uma drenagem de coleção peripancreática com prótese pelo SUS na Bahia, em parceria com uma empresa privada. “Esse procedimento inovador reflete nosso compromisso em garantir que os avanços da medicina cheguem a quem mais precisa, independentemente de condições financeiras”, completou Dr. Victor.
Expansão dos ambulatórios e humanização do atendimento
O CHDI também avançou na assistência ambulatorial com a inauguração de seis ambulatórios semanais, voltados para especialidades como hipertensão portal, colonoscopia, CPRE e lesões primárias. Desde fevereiro de 2024, foram realizadas 1.749 consultas, permitindo o acompanhamento pré e pós-exames e garantindo a continuidade do tratamento dos pacientes.
“Nosso ambulatório preenche uma lacuna essencial, proporcionando um cuidado integral e humanizado”, ressaltou Dr. Victor. “Isso não apenas melhora os desfechos clínicos, mas também contribui para a prevenção de doenças graves como o câncer colorretal.”
Reconhecimento pela excelência
Os dados também revelam que o CHDI foi um dos setores mais elogiados na ouvidoria do HGCA em 2024, consolidando sua posição como referência em saúde pública. “Esses números e reconhecimentos são reflexo de uma equipe dedicada, que trabalha incansavelmente para oferecer um atendimento de excelência”, destacou Dr. Victor Galvão.
Fonte: ASCOM/HGCA