A proposta é ampliar ainda mais a oferta de cursos este ano
Na última sexta-feira (7), o secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Silvaney Araújo, se reuniu com representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) para discutir estratégias voltadas ao fortalecimento da assistência técnica e à expansão de programas de capacitação para o setor agropecuário da região.
O encontro teve como principal foco o aprimoramento do programa de melhoramento genético do gado leiteiro, por meio da transferência de embriões em Fertilização in Vitro (FIV). Essa prática inovadora busca melhorar a produtividade e a qualidade do rebanho leiteiro da região, garantindo maior competitividade e desenvolvimento para o setor.
Além disso, o diálogo incluiu a continuidade da parceria entre a Secretaria de Agricultura e o SENAR para a realização de uma nova edição da Expofeira, um dos maiores eventos agropecuários do Estado da Bahia. No evento de 2024, o SENAR participou ativamente oferecendo uma vasta programação de cursos de capacitação nas áreas de panificação, confeitaria, agronomia, equinocultura, além de cursos especializados como o de drones, que teve grande procura. A proposta é ampliar ainda mais a oferta de cursos em 2025, promovendo o desenvolvimento de habilidades essenciais para os profissionais do meio rural.
O secretário destacou a importância da parceria. “Estamos fortalecendo nossos laços com o SENAR. Vamos trazer melhoramento genético por transferência de embriões em fertilização in vitro, onde daremos qualidade ao score e à produção do gado leiteiro. Fortalecemos também nossa parceria para mais uma edição da Expofeira, onde o SENAR realizou aproximadamente 15 dias de programação com cursos de panificação, confeitaria, agronomia, equinocultura e até curso de drones, que teve muita procura. Este ano, não faremos diferente. Traremos uma grande e megaestrutura para a Expofeira”, salientou Silvaney.
Fonte: Secom Feira de Santana