Quatro homens foram presos e um adolescente foi apreendido durante uma operação da Polícia Civil na manhã desta sexta-feira (21), no bairro Mangabeira, em Feira de Santana, a 100 km de Salvador. Entre os presos está um suspeito apontado como chefe de grupo criminoso que atua na região. Ele era o principal alvo da ação.
O objetivo da Operação Despertar é identificar envolvidos e materiais usados em crimes de homicídios nos bairros Conceição e Mangabeira que, juntos, somaram 38 mortes em 2024, informou a Polícia Civil.
Outros três homens presos foram localizados com armas, drogas, munições, celulares e uma machadinha, que, segundo a polícia, era utilizada para torturar as vítimas. Ao todo, 12 mandados de busca e apreensão foram cumpridos no município.
O adolescente apreendido foi encontrado com uma arma de fogo, uma pistola 9 mm, e dois carregadores. “Ele também era um dos alvos e tem envolvimento com vários homicídios”, pontuou o delegado titular da Delegacia de Homicídios, Gustavo Coutinho.
Uma grande quantidade de munições foi localizada na casa de um carroceiro, que é suspeito de guardar as armas do grupo criminoso, acrescentou o delegado. “O local tem piscina, freezer e os criminosos costumavam se reunir. O homem fugiu quando viu a movimentação da polícia”, disse.
Dois adolescentes foram conduzidos a delegacia, ouvidos e liberados. A operação continua em andamento.
Veja o balanço parcial de apreensões da Operação Despertar:
- 27 celulares;
- munições;
- 3 armas (um revólver e duas pistolas);
- uma machadinha utilizada para torturar as vítimas.
g1/Bahia