Pix em garantia e autoatendimento do MED também estão nos planos do BC
O Banco Central (BC) anunciou as datas previstas para o lançamento de três novas funcionalidades do Pix, o sistema de transferências instantâneas que revolucionou os pagamentos no Brasil. As novidades prometem ampliar as possibilidades de uso do Pix e trazer mais segurança para os usuários.
A primeira novidade, o Pix parcelado, deve chegar em setembro deste ano. A modalidade permitirá que o pagador parcele suas compras, funcionando de forma similar ao parcelamento com juros do cartão de crédito. O recebedor recebe o valor integral no ato da compra, mas o pagador arcará com o valor parcelado com juros.
Já o Pix em garantia, previsto para 2026, permitirá que empresas utilizem recebíveis futuros de transações via Pix como garantia para empréstimos. A ideia é facilitar o acesso ao crédito com taxas menores para negócios que têm alto volume de transações no sistema. 1
A partir de outubro deste ano, os usuários poderão contestar transações Pix suspeitas diretamente nos aplicativos bancários, sem a necessidade de contato com o atendimento telefônico ou presencial. O autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED) promete agilizar o processo de devolução em casos de fraudes e golpes.
Além das novas funcionalidades, o BC determinou que os comprovantes de Pix agendado e pago sejam diferenciados por ícones. A medida visa combater o golpe do falso comprovante, em que o fraudador apresenta um agendamento como se fosse pagamento concluído.
Fonte: Redação Portal Rádio Repórter com informações da Agência Brasil