Rede estadual, Unicef e municípios unidos na busca ativa por estudantes fora da sala de aula até 16 de abril
A rede estadual de ensino da Bahia está em ação para garantir que nenhum estudante fique para trás. A campanha “Voltaê! Busca Ativa Escolar na Bahia”, lançada pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e os municípios, está mobilizando escolas e comunidades na busca ativa por alunos que não realizaram a matrícula para este ano. O objetivo é claro: reduzir a evasão e o abandono escolar, garantindo a rematrícula e a permanência dos jovens na educação.
Através do cruzamento de dados dos anos de 2024 e 2025, os 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE) identificaram os estudantes que não efetuaram a matrícula e agora estão engajados em sensibilizar famílias e comunidades sobre a importância fundamental da educação na vida de seus filhos. A campanha “Voltaê”, que teve início nesta segunda-feira (7) e segue até o dia 16 de abril, tem metas ambiciosas: identificar todos os estudantes infrequentes, em abandono ou evasão, aumentar em 25% a taxa de rematrícula e promover um maior envolvimento da comunidade escolar com a causa da educação.
Dentro das salas de aula, a escola oferece muito mais do que conteúdo: é um espaço de aprendizado, de encontro com amigos, professores e de fortalecimento social. Conscientes disso, as escolas estão utilizando diversas estratégias para trazer de volta aqueles que se afastaram. Mensagens por WhatsApp e e-mail, telefonemas para os responsáveis, anúncios em rádios comunitárias e o engajamento dos próprios alunos que estão frequentando as aulas são algumas das ferramentas utilizadas para contagiar os colegas a retornarem aos estudos.
Um exemplo inspirador vem do Colégio Estadual de Tempo Integral Monsenhor Turíbio Vilanova, em Bom Jesus da Lapa. O vice-diretor Márcio Ferreira do Nascimento relata que o “Voltaê” já está a todo vapor na unidade, buscando ativamente aqueles que, por algum motivo, se ausentaram da sala de aula. A SEC reforça que a busca ativa está acontecendo em todas as escolas da rede estadual, que seguem com matrículas abertas. Para se matricular, basta comparecer a qualquer unidade da rede estadual com os documentos do aluno e dos responsáveis. A parceria com o Unicef também está orientando os municípios a aderirem ao Programa Busca Ativa Escolar, ampliando o alcance dessa importante iniciativa para garantir o direito à educação de todas as crianças e adolescentes.
Fonte: Redação Portal Rádio Repórter com informações da SEC Bahia