Estado registra crescimento de 50% em relação ao ano anterior e se consolida como principal destino da região para estrangeiros
A Bahia mais uma vez se destacou como o principal destino turístico internacional do Norte e Nordeste do Brasil. Entre janeiro e março de 2025, o estado recebeu 68.024 visitantes de outros países, segundo dados divulgados pela Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo). O número representa um crescimento expressivo de 50% em comparação ao mesmo período do ano passado.
Somente no mês de março, desembarcaram na Bahia 17.583 turistas estrangeiros. O Brasil como um todo também bateu recorde, registrando a chegada de 3.739.649 visitantes internacionais no trimestre — o melhor resultado da história e 47,8% superior ao de 2024.
O secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar, atribui o desempenho ao esforço contínuo do Governo da Bahia na promoção internacional do destino. “Estamos focados na captação de voos, qualificação da mão de obra e na infraestrutura das 13 zonas turísticas. Esses fatores proporcionam segurança e tornam o estado ainda mais atrativo”, afirmou.
Atualmente, a Bahia conta com voos diretos para importantes capitais internacionais. Na Europa, há conexões com Lisboa (Portugal), Madri (Espanha) e Paris (França). Na América do Sul, os voos chegam de Buenos Aires (Argentina), Montevidéu (Uruguai) e Santiago (Chile). A Argentina lidera como principal país emissor de turistas para a Bahia, com 24.441 visitantes, seguida por Portugal, França, Chile, Uruguai, Itália, Alemanha e Espanha.
A qualificação dos profissionais do setor também tem sido prioridade. A Secretaria de Turismo do Estado oferece cursos por meio de uma plataforma de ensino a distância, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba), o Senac, o Ministério do Turismo e a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Como reconhecimento ao trabalho desenvolvido, o projeto Instituto Santa Cruz – Ponta da Serra, localizado em Adustina, na zona turística Caminhos do Sertão, foi premiado com o ouro na categoria Patrimônio Imaterial no concurso de Turismo Sustentável da World Travel Market Latin America (WTM), realizado na última quarta-feira (16), em São Paulo. A iniciativa oferece uma imersão na cultura sertaneja, com trilhas pela Caatinga, gastronomia regional e manifestações de fé popular.
Fonte: Redação Portal Rádio Repórter com informações de Anderson Oliveira