Levantamento da Nexus revela que 1 em cada 10 brasileiros é “chocólatra” e consome o doce ao menos quatro vezes por semana
A relação dos brasileiros com o chocolate vai além de uma simples preferência: é um caso de amor declarado. Segundo a pesquisa “A paixão do brasileiro pelo chocolate”, realizada pela Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados, 59% da população afirma gostar do doce, sendo que 36% dizem gostar muito. Entre todos os entrevistados, 41% consomem chocolate pelo menos uma vez por semana.
Os chamados “chocólatras” – que amam chocolate e o consomem ao menos quatro vezes por semana – representam 10% dos brasileiros. Dentro desse grupo, predominam mulheres (46%), jovens entre 18 e 24 anos (53%), moradores do Sudeste (42%) e pessoas com renda familiar acima de cinco salários mínimos (42%).
Apesar do amor generalizado, 18% afirmam não gostar de chocolate e 23% gostam pouco. Os menos entusiasmados com o doce são, em geral, homens (22%), pessoas com mais de 60 anos (30%), moradores do Nordeste (29%) e aqueles com renda familiar inferior a um salário mínimo (24%).
A frequência do consumo também revela dados curiosos. 5% comem chocolate todos os dias, enquanto outros 5% consomem entre quatro e seis vezes por semana. Já 14% o incluem na dieta de duas a três vezes por semana e 17% consomem uma vez por semana. Por outro lado, 36% comem chocolate raramente, 10% menos de uma vez por semana e 12% dizem nunca consumir.
A pesquisa ainda identificou perfis de consumo. Os “chocólatras controlados”, que gostam muito, mas quase não consomem, representam 16% da população, com destaque para os mais velhos (22%) e pessoas com baixa renda (25%). Já os “apreciadores controlados”, que gostam, mas consomem de forma moderada, formam o maior grupo, com 35% dos entrevistados, sendo, em sua maioria, jovens, pessoas do Sudeste e com maior poder aquisitivo.
Com a Páscoa ainda fresca na memória, a pesquisa mostra que os chocólatras lideram a compra de ovos de Páscoa em 2025, com 66% afirmando que compraram ou pretendem comprar. Em seguida, vêm os apreciadores controlados (62%) e os chocólatras controlados (52%). Para 74% da população, se os preços dos ovos estiverem altos, a saída será comprar outros formatos de chocolate, como barras e bombons.
Quando o assunto é sabor, o chocolate ao leite é o campeão de preferência nacional, com 42% da escolha. O amargo aparece em segundo lugar (30%), seguido do branco (20%). No Sul do país, o chocolate branco tem mais força, sendo o favorito de 21% dos entrevistados na região.
A pesquisa foi feita de forma presencial com 2.000 brasileiros maiores de 18 anos, entre os dias 27 e 31 de março de 2025, abrangendo todas as 27 Unidades da Federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.
Fonte: Redação Portal Rádio Repórter com informações Brasil 61