Internado no Hospital DF Star, em Brasília, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou um quadro de alteração da pressão arterial neste sábado (19), mas que já foi controlado, segundo boletim divulgado pela equipe médica. Mesmo com a melhora, ele permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e ainda não há previsão de alta.
O ex-presidente está no sexto dia de internação, após uma cirurgia de 12 horas realizada no último domingo (13), para tratar uma suboclusão intestinal — obstrução parcial do intestino provocada por aderências formadas após múltiplas cirurgias decorrentes do atentado sofrido em 2018.
Estado clínico e evolução no tratamento
De acordo com os médicos, Bolsonaro continua em jejum oral e está sendo alimentado exclusivamente por nutrição parenteral, ou seja, por via intravenosa. Além disso, segue em fisioterapia motora intensiva, com caminhadas fora do leito da UTI, parte das medidas de reabilitação planejadas para os próximos dias.
“Hoje a programação é intensificar a fisioterapia e manter as medidas de reabilitação. Persiste a recomendação de não receber visitas”, afirma o boletim oficial.
Cirurgia considerada uma das mais complexas
Segundo o cardiologista Leandro Echenique, membro da equipe que acompanha o ex-presidente, o procedimento foi um dos mais complexos já realizados em Bolsonaro, sendo esta a sétima cirurgia desde o atentado à faca em Juiz de Fora (MG).
Durante a operação, foi identificada uma dobra no intestino delgado, que comprometia o trânsito intestinal. A situação foi resolvida com a remoção das aderências causadas pelas cirurgias anteriores.
Vídeos mostram Bolsonaro caminhando pelo hospital
Apesar do quadro delicado, vídeos divulgados ao longo da semana mostram o ex-presidente caminhando com o auxílio de um andador, sempre acompanhado por profissionais de saúde. Em uma das imagens, Bolsonaro aparece ao lado da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, durante um breve deslocamento dentro do hospital.
A equipe médica informou que o ex-presidente apresenta estabilidade clínica, sem sinais de dor, sangramentos ou outras complicações no momento.
Resumo do estado de saúde de Jair Bolsonaro:
- Internado desde 13 de outubro, após cirurgia para obstrução intestinal;
- Apresentou alteração na pressão arterial neste sábado (19), já estabilizada;
- Permanece em UTI sem previsão de alta;
- Continua em jejum oral e com nutrição intravenosa;
- Realiza fisioterapia motora e caminhadas supervisionadas;
- Ainda não está recebendo visitas;
- Procedimento cirúrgico foi classificado como um dos mais complexos desde 2018.
Redação