Ginasta conquista o Prêmio Laureus após superar lesões e brilhar nas Olimpíadas de Paris
A ginasta Rebeca Andrade, de 24 anos, entrou para a história do esporte brasileiro ao se tornar a primeira mulher do país a conquistar o Prêmio Laureus, considerado o “Oscar do Esporte”. A premiação foi realizada na noite desta segunda-feira (21), no Palácio de Cibeles, em Madri, na Espanha.
Rebeca venceu na categoria “Retorno do Ano”, superando nomes de peso como o nadador americano Caeleb Dressel, a esquiadora suíça Lara Gut-Behrami, o piloto espanhol Marc Márquez, o jogador indiano de críquete Rishabh Pant e a nadadora australiana Ariarne Titmus.
A trajetória da brasileira é marcada por superação. Antes de brilhar nos Jogos Olímpicos de Paris, onde conquistou quatro medalhas (ouro, duas pratas e um bronze), Rebeca enfrentou três cirurgias no joelho e quase desistiu da carreira. No entanto, deu a volta por cima e se tornou a maior medalhista olímpica do Brasil.
Ao receber o troféu, emocionada, ela agradeceu à equipe, à família e fez um agradecimento especial à psicóloga Aline Wolff. “Eles acreditaram em mim mesmo quando eu não acreditava. Fico feliz de ser uma referência de força e mostrar que a gente pode alcançar nossos objetivos, independentemente de onde viemos”, disse.
Nos Jogos de Paris 2024, Rebeca brilhou ao conquistar o ouro no solo, superando a norte-americana Simone Biles. Também faturou duas pratas (individual geral e salto) e um bronze por equipes, sendo reverenciada por suas adversárias no pódio.
A última vez que um brasileiro venceu o Laureus na categoria “Retorno do Ano” foi em 2003, com Ronaldo Fenômeno, após retornar de lesão e liderar o Brasil ao pentacampeonato na Copa do Mundo de 2002.
Outros vencedores do Laureus 2025:
- Atleta Masculino do Ano: Armand Duplantis (salto com vara – Suécia)
- Atleta Feminina do Ano: Simone Biles (ginástica – EUA)
- Time do Ano: Real Madrid (futebol – Espanha)
- Revelação do Ano: Lamine Yamal (futebol – Espanha)
- Atleta com Deficiência: Jiang Yuyan (natação – China)
- Esportes de Ação: Tom Pidcock (ciclismo – Reino Unido)
- Esporte para o Bem: Kick4Life (Lesoto)
- Trajetória Profissional: Kelly Slater (surfe – EUA)
- Ícone do Esporte: Rafael Nadal (tênis – Espanha)
Fonte: Redação Portal Rádio Repórter com informações da Agência Brasil