Obra em Feira de Santana inclui recuperação dos pináculos e reforço na estrutura lateral da igreja
A restauração do Santuário Senhor dos Passos, em Feira de Santana, já tem empresa definida. O Governo do Estado anunciou nesta quarta-feira (23) que a ROMAS Engenharia venceu a licitação e será responsável pelas obras de recuperação do templo histórico. O investimento total é de R$ 1.532.634,53.
O projeto contempla a restauração dos pináculos da igreja, incluindo o que desabou anteriormente, além da revisão da infraestrutura lateral do santuário. A intervenção, além de garantir a segurança dos frequentadores e moradores do entorno, reforça o compromisso com a preservação do patrimônio histórico, cultural e religioso da cidade.
O deputado federal Zé Neto (PT) acompanhou de perto todas as etapas do processo, desde a queda do pináculo até a tramitação nos órgãos públicos. “Essa importante obra passou pelos devidos trâmites — Procuradoria e IPAC — e, com todos os cuidados necessários, agora vai se concretizar. É uma conquista que garante segurança e a preservação de um patrimônio valioso para Feira de Santana”, afirmou o parlamentar.
O projeto conta ainda com o apoio do governador Jerônimo Rodrigues, do secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, do diretor do IPAC, Marcelo Lemos, e do presidente da Conder, José Trindade. Também tiveram papel importante na viabilização da obra o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, e Larissa Santana, ex-coordenadora de Patrimônio do IPAC.
A Igreja também tem sido uma aliada no processo. O arcebispo metropolitano Dom Zanoni Demettino Castro e o pároco padre Júlio Santa Bárbara têm zelado pela conservação do santuário e acompanham com atenção os preparativos para o início das obras.
Mais do que uma intervenção física, a restauração do Santuário Senhor dos Passos representa um gesto de respeito à fé, à história e à identidade do povo feirense.
Fonte: Redação com informações da Ascom Zé Neto