Uma grande queda de energia deixou milhões de pessoas sem luz em Portugal e em outros países da Europa na manhã desta segunda-feira (28).
Além de paralisar o metrô (com passageiros presos nos trens) e travar semáforos, o apagão afetou linhas telefônicas e fechou temporariamente o aeroporto de Lisboa. Um acidente de trânsito também foi registrado na capital portuguesa.
A falta de energia se espalhou rapidamente pela Península Ibérica e atingiu ainda partes da França, Polônia e Finlândia. Nas redes sociais, muitos relataram correria para sacar dinheiro em caixas eletrônicos e dificuldade para encontrar sinal de celular.
O que causou o apagão?
Segundo a empresa portuguesa Redes Energéticas Nacionais (REN), o blecaute pode ter sido provocado por um fenômeno atmosférico raro: a vibração atmosférica induzida.
Esse fenômeno faz com que as redes elétricas vibrem de forma intensa, induzidas por vento ou calor extremo, gerando falhas de sincronização entre os sistemas. De acordo com a REN, a origem do problema estaria na rede elétrica espanhola, que acabou provocando um efeito dominó em vários países da rede europeia interligada.
Em algumas regiões, o fornecimento de energia já começou a ser restabelecido, mas os prejuízos foram imediatos.
Redação