Com o objetivo de instigar reflexões sobre o papel da comunicação nos laços culturais permeados pela ativação de memórias e afetividades, acontece entre os dias 21, 22 e 23 de novembro, no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Cachoeira, o IV Congresso Internacional sobre Culturas.
Neste ano, o evento, promovido pela UFRB por meio do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) tem como tema: Memória e Sensibilidade: Cenários da experiência cultural contemporânea. A iniciativa conta com o apoio do Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e visa estabelecer um diálogo entre os processos e atos comunicacionais, bem como dar conta da sua relação com a memória e o esquecimento, ações políticas e estéticas que acionam discussões sobre o papel da comunicação nesse processo.
Histórico – Em sua quarta edição, o congresso busca a ampliação do debate científico, que teve início em 2015, na Universidade da Beira Interior (UBI/Portugal) junto ao Curso de Ciências da Cultura, e se reforçou em 2016 na UFBA, e em 2017 na Universidade do Minho (UMinho/Portugal) através do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, além de fortalecer as relações de cooperação acadêmica, científica e cultural entre as instituições que tem criado uma rede de pesquisadores de cultura. “É uma alegria e uma responsabilidade sediar a quarta edição do evento, que celebra as ativações das memórias em suas múltiplas formas e a potência das dinâmicas sensíveis, dos afetos que constituem nossas interações”, comenta a coordenadora do PPGCOM/UFRB, Renata Pitombo Cidreira.
Programação – A programação será composta no período da manhã, nos três dias, por mesas-redondas com a participação de pesquisadores convidados das quatro universidades que debaterão sobre: processos criativos e patrimônio cultural; memória e contextos culturais; cultura popular e comunicação; diversidade cultural e novas narrativas e sensibilização da cultura e culturalização do sensível. O congresso contará também com sessões de apresentação de trabalhos de cerca de 120 pesquisadores em dez diferentes grupos no período da tarde, lançamento de livros, exposições e apresentações artísticas. Entre os destaques, no dia 21 de novembro, o espetáculo em comemoração aos 60 anos de um estilo puramente brasileiro: a bossa nova, sob a direção musical do vibrafonista Ricardo Valverde com participação da cantora paulistana Bia Goes, no dia 22 de novembro, música instrumental com o grupo Minima Musica, e no encerramento do evento, a apresentação do grupo Raízes de Acupe, que reúne os veteranos sambadores e sambadeiras da comunidade quilombola de Acupe, distrito de Santo Amaro da Purificação, que prometem desvelar no samba de roda, a força do legado afro-brasileiro na Bahia.
Estudantes de graduação, pós-graduação, professores, pesquisadores e demais interessados em participar do evento, ainda podem se inscrever como ouvinte até o dia 21 de novembro. A programação completa e mais informações estão disponíveis no site do evento: https://www3.ufrb.edu.br/eventos/4congressoculturas/
Fonte: Assessoria de Comunicação Universidade Federal do Recôncavo da Bahia