A vida do Vitória no Campeonato Brasileiro está cada vez mais difícil. A situação que já era delicada com a derrota para o Cruzeiro, por 3×0, no Mineirão, na quarta-feira (21), ficou ainda pior após o complemento da 36° rodada, nesta quinta (22).
Adversários diretos do Leão na briga contra o rebaixamento, Chapecoense, Vasco e Ceará venceram seus confrontos e abriram distância do rubro-negro. No Rio de Janeiro, o Vasco fez 2×0 no São Paulo e chegou aos 42 pontos, subindo para a 14ª colocação.
Já em Chapecó, a Chape recebeu o Sport em confronto direto e não deu chances aos pernambucanos: triunfo por 2×1. O resultado tirou a Chapecoense da zona, com 40 pontos, e colocou o Sport, que mantém os 38. Enquanto isso, em Fortaleza, o Ceará bateu o já rebaixado Paraná por 1×0 e também chegou aos 42 pontos, em 15°.
Com isso, o Leão está agora a quatro pontos do primeiro time fora da zona, que é a Chape. Para não ser rebaixado já na penúltima rodada, domingo (25), o Vitória precisa vencer o Grêmio no Barradão, a partir das 16h, e torcer por uma das quatro possibilidades: Vasco, Ceará ou Fluminense perder ou a Chapecoense não vencer o Corinthians fora de casa. Assim, chegaria à última rodada ainda no Z4, mas com chance de escapar.
Em caso de empate contra os gremistas, o rubro-negro teria que torcer por derrota da Chapecoense para o Corinthians e ao menos empate do Sport com o São Paulo. Ainda assim, o Leão chegaria na última rodada precisando vencer o Palmeiras fora de casa para encerrar com 40 pontos e tirar a diferença da Chapecoense no saldo, que hoje é de nove gols (-17 a -26). Isso se o time catarinense perder também do São Paulo, em casa, na última rodada, além do Sport tropeçar de novo, diante do Santos, no Recife.
Se o Vitória perder para o Grêmio, estará rebaixado.
O elenco volta aos treinos na sexta-feira (23), quando inicia a preparação para encarar o time gaúcho.
A seguir, os confrontos que interessam ao Vitória na penúltima rodada*:
Vasco x Palmeiras – domingo, 16h
Atlético-PR x Ceará – domingo, 16h
Corinthians x Chapecoense – domingo, 18h
América-MG x Bahia – domingo, 18h
São Paulo x Sport – segunda, 19h
*Horário da Bahia.