A partir de agora, o trabalhador brasileiro já pode solicitar o seguro-desemprego totalmente pela internet. Essa iniciativa é do Ministério do Trabalho, com desenvolvimento da ferramenta pela Dataprev, e está disponível no Portal Emprega Brasil.
De acordo com o coordenador-geral do Seguro Desemprego, Márcio Alves Borges, o novo modelo de atendimento servirá para evitar riscos de fraude, garantir a segurança de todo o processo e oferecer mais comodidade para o trabalhador.
“Haverá sempre processamentos a fim de verificar se este trabalhador ainda está desempregado, se ele não está recebendo outro benefício de Previdência ou se ele não tem outro tipo de renda. Então, é um mecanismo que visa identificar se aqueles critérios que permitiram ele receber o seguro serão continuados, mas também permite que ele possa – ele mesmo possa – estar fazendo uma buscativa por emprego.”
Com este seguro-desemprego 100% web vai ser possível que mais trabalhadores sejam atendidos por dia. Atualmente, são 600 mil requerimentos por mês, mais ou menos. Outra vantagem é que o prazo para recebimento do benefício, que é de 30 dias, começará a contar a partir da solicitação feita pela internet.
Na verdade, desde novembro de 2017, a solicitação do seguro-desemprego já podia ser feita pela internet, mas o trabalhador tinha que ir a um posto de atendimento para fazer a validação dos dados. Agora, se todas as informações estiverem certas e não houver nenhuma pendência, ele consegue fazer todo o processo de casa, de uma forma segura e muito mais ágil.
Se você quiser fazer o pedido pela internet é preciso seguir o passo-a-passo informado no portal. Depois, este requerimento vai passar por uma análise de riscos, com mecanismos de inteligência, que vai verificar se o requerimento pode ser concedido ou se é preciso ir ao posto para complementar alguma informação. Com isso, o número de trabalhadores que vão precisar ir ao posto deverá diminuir gradualmente.
Então, para solicitar o benefício, você deve entrar no Portal Emprega Brasil e digitar a senha de acesso. Quem não tiver a senha, deverá informar os dados pessoais, que vão ser checados nas bases do Governo Federal, e responder um questionário com perguntas sobre a sua vida laboral e previdenciária.
Depois que acessar o Portal, será necessário clicar em “Solicitar Seguro-Desemprego” e informar o número do requerimento que está no comunicado de dispensa. Lá, o usuário vai ser direcionado a seguir um passo-a-passo com oito etapas.
Para mais informações, acesse o site empregabrasil.mte.gov.br.
Reportagem, Cintia Moreira